Veja como utilizar o novo recurso anunciado pelo Google para explorar as variações dos seus produtos!
O Google atualizou a página de suporte de pesquisas aprimoradas do produto, para adicionar detalhes sobre como essas pesquisas podem ser usadas para variações de produtos com diferentes URLs.
O que há de novo
Na nova versão da página, o buscador explica que:
Use marcação para um produto específico, não para uma categoria ou lista de produtos. Por exemplo, “sapatos em nossa loja” não é um produto específico. Atualmente, as pesquisas aprimoradas de produtos são compatíveis apenas com páginas que se concentram em um único produto. Isso inclui variantes de produto, em que cada variante de produto tem um URL distinto. Recomendamos focar em adicionar marcação às páginas de produtos em vez de páginas que listam produtos ou uma categoria de produtos.
Dessa forma, é possível utilizar uma URL única para cada variação do produto, tornando a URL mais amigável e facilitando a visualização dos itens.
É comum que lojas virtuais tenham dificuldades para estruturar suas URLs quando um produto está disponível em vários tamanhos ou cores, agora, cada combinação de atributos do produto será uma variante do produto.
O objetivo do Google é oferecer um suporte para as empresas que contém uma ampla variedade de estruturas de URL, por conta das variações de seus produtos.
Limitações
Apesar das possibilidades, o Google alerta para algumas limitações a respeito de produtos com muitas variações:
a página pode não estar qualificada para a pesquisa aprimorada de produtos nos resultados de pesquisa, porque a experiência só é compatível com páginas que contêm um único produto (e as variantes do produto podem ser tratadas como produtos distintos pela Pesquisa Google);
o Google Shopping não pode levar um usuário a uma variante específica de um produto em seu site, fazendo com que o usuário precise selecionar a variante que deseja comprar em seu site antes de finalizar a compra.
O buscador afirma que essas limitações devem ser analisadas com cautela, já que podem levar a uma experiência ruim ao usuário, se não forem estruturadas corretamente.
Como utilizar o recurso?
Como o objetivo principal é tornar a URL mais amigável, o Google recomenda que cada variante tenha seu próprio parâmetro de consulta, juntamente com a URL. Por exemplo, para um segmento de caminho, como “/t-shirt/green” utilizar um parâmetro de consulta, como “/t-shirt?color=green”.
Esses ajustes podem ajudar o Google a identificar quais páginas de variação de produtos estão sendo acessadas, identificando melhor a relação entre as variantes do produto.
Fonte: Agência Mestre