O que são os gatilhos mentais?
Muitas pessoas, apesar de já terem ouvido falar sobre os gatilhos mentais, ainda não conseguem identificar as oportunidades de utilizar um.
Essa estratégia consiste em enviar alguns estímulos para o cérebro humano e assim, influenciar a decisão de compra, de forma inconsciente. Eles estão presentes desde uma simples decisão do que vai comer até a compra de um produto em detrimento de outro.
Esses estímulos são tão sutis que nem percebemos que estamos sendo influenciados quando demos de cara com esses gatilhos. Isso ocorre por conta do neuromarketing que une biologia, mercadologia e outras ciências para persuadir o consumidor.
É importante mencionar que esses estímulos estão relacionados aos aspectos culturais e sociais e às necessidades básicas da pessoa, o que significa que existem gatilhos mentais que podem ser comuns entre os membros de um mesmo grupo.
Para obter bons resultados nas estratégias de marketing de um negócio procure persuadir a tomada de decisão na jornada de compra pelo uso dos gatilhos mentais. Os especialistas buscam compreender os comportamentos, sentimentos, gostos e preferências do consumidor, além de entender o que o leva a comprar, para abordá-lo de forma efetiva.
Como os gatilhos mentais são úteis dentro do marketing digital?
Os gatilhos mentais se tornam alvo dos profissionais de marketing digital justamente por conta da sua eficácia e poder em aumentar as vendas. Afinal, um planejamento e uma estratégia bem pensados com os gatilhos mentais serão capazes de transformar e influenciar a decisão de compra de muitos clientes.
Além disso, são fáceis de serem colocadas em prática, sobretudo nos canais digitais.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Neotrust – uma das principais fontes para quem trabalha com mercado digital – mostrou que houve continuidade do crescimento das vendas online no Brasil. Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Logo, se você ainda não está utilizando esse tipo de estratégia e não usa os gatilhos mentais, está perdendo oportunidades de negócio.
Portanto, se quer que o seu público compre mais, conheça os principais gatilhos mentais:
Porém, neste momento vamos focar no gatilho de escassez e como ele pode ser eficiente em suas estratégias para aumentar as vendas!
Gatilho Mental da Escassez
O gatilho da escassez, é uma famosa técnica de copywriting que quase sempre está relacionada a tempo, preço e quantidade. Ou seja, as pessoas limitam uma determinada oferta, informando por quanto tempo ela é válida com o preço promocional e quantas unidades estão disponíveis para compra.
Esse gatilho cria o senso de urgência nas pessoas, fazendo com que elas tomem uma decisão mais rápida, realizando a compra.
Podemos exemplificar escassez com exemplos práticos que são realizados no comércio: saldão, black friday, queima de estoque, feirões, venda de ingressos por lotes (primeiro lote é mais barato e os demais são mais caros) e por aí vai.
Alguns dos principais exemplos de gatilho de escassez são:
Escassez no Mercado Digital
Se na sua empresa ou negócio digital você trabalha com metas de fechamento no mês, uma das táticas que você pode utilizar é a de oferecer um preço especial para pedidos de orçamento que chegam pelo site durante os últimos dias do mês. Você pode, por exemplo, retornar o contato e dizer que se a pessoa fechar negócio até o dia 30 daquele mês, você ainda consegue manter o preço promocional.
Outra estratégia que pode ser utilizada é através dos webinars. A dica aqui é enviar um e-mail para sua base de contato, informando que você fará uma transmissão ao vivo e que quem estiver online no momento que o webinar for realizado, poderá adquirir seu produto com um desconto incrível. Durante a transmissão você faz a oferta e mantém o preço por apenas algumas horas, para criar o senso de urgência nas pessoas.
Diferença entre gatilho de escassez e gatilho de urgência
É muito comum que as pessoas confundam o gatilho de urgência com o gatilho mental de escassez, já que ambos buscam trabalhar a decisão imediata do consumidor.
Porém, o grande diferencial entre os dois está no fato de que o gatilho relacionado à urgência está muito interligado ao fator de tempo, enquanto o de escassez está mais relacionado com a quantidade.
A importância das boas práticas de copywriting ao usar os gatilhos
O copywriting é responsável por cerca de 80% das compras e vendas online, segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Isso porque é primordial que você invista em uma escrita assertiva e gatilhos que possam estimular a emoção das pessoas para que desta forma, elas tomem a decisão de comprar o seu produto pela internet.
Por esta razão, os gatilhos mentais são tão utilizados no mundo do marketing digital. Lembre-se de utilizá-los da maneira correta e com sabedoria pois quando exagerado, pode ser que esses gatilhos gerem o efeito contrário do desejado – fazendo o potencial consumidor criar algum tipo de aversão ao seu site.
Fonte: Agência Mestre