Neste artigo, saiba como os feedbacks levam o desenvolvimento do profissional em sua carreira.
O tempo todo lidamos com expectativas, prazos de entrega, processos e cobrança por qualidade e melhores resultados.
Muitas vezes estamos nos esforçando o máximo que podemos e recebemos um feedback do time ou de gestor de algo que não está como esperado, e muitas pessoas sentem-se mal quando isto acontece.
Em um workshop online que eu estava trabalhando, na construção do plano de carreira com centenas de jovens profissionais, 86% deles disseram que se sentem injustiçados quando recebem um feedback de melhora sobre seu trabalho.
Muitas vezes, um feedback é sobre uma atitude ou tarefa específica, não necessariamente sobre seu trabalho como um todo ou você como pessoa.
Isso não quer dizer que receber um feedback é ruim, pelo contrário, pode ser um belo presente!
É preciso saber separar atitude/opinião de sentimento.
Feedback precisa ser dado de forma inteligente e construtiva
É claro que a falta de responsabilidade, compromisso, honestidade ou integridade demandam feedback e orientação firme e imediata.
Estes casos são para profissionais desleixados e desinteressados que provavelmente não leem artigos ou conteúdos sobre como melhorar e desenvolver sua carreira ou sua equipe.
Estamos falando hoje sob uma ótica diferente, de pessoas buscando crescer e dar o seu melhor.
Neste prisma, muitas pessoas fogem de dar ou receber feedback por acharem uma situação ruim, que estão dando ou recebendo uma bronca ou uma reprimenda
Para a maioria dos profissionais, é uma situação desagradável que muitas vezes é evitada ou postergada ao máximo.
Agir assim nos faz perder oportunidades incríveis de crescimento.
Feedback é crescimento
O feedback pode ser encarado como um ajuste de rota.
Dentre todas as responsabilidades e tarefas que somos demandados, há muitas coisas que podemos aprender ou fazer melhor.
Pode ser encarado com aprendizado e evolução e podemos passar a gostar de recebê-los, pois, se trabalhados de maneira inteligente e construtiva, tornam-se ferramentas poderosíssimas de crescimento.
Não é uma ferramenta de crítica ou reclamação
Se encarado ou usado desta forma, é certo que irá causar desmotivação. Gestores e times podem aprender a utilizar da melhor forma possível com técnica, para assim crescerem seus resultados e suas carreiras.
Sem muitos dramas
Precisamos estar abertos a recebê-los, cuidando da sensibilidade exagerada de não querer receber nenhuma crítica. Este ponto pode atrapalhar e muito.
Precisamos aprender a não deixar que uma atitude ou acontecimento derrube nossa autoconfiança e autoestima.
Não somos perfeitos e temos sempre oportunidades de crescimento, podemos abraçá-las e usá-las como degrau para nosso próximo desenvolvimento.
O feedback da perspectiva alinha nossa rota e mostra o que é mais importante para os resultados do time ou da empresa.
Muitas vezes só faltava uma pecinha para entendermos algo que achávamos ter claro para nos tornarmos ainda melhores.
É importante ter/receber feedback
Se você não recebe, é importante pedir feedback do seu gestor. Não o tempo todo, de forma pedante ou buscando aprovação contínua, mas periodicamente.
Ter conversas estruturadas (e não de elevador) de como está caminhando seu trabalho são importantíssimas, principalmente nestes 3 tópicos:
Sempre teremos novos pontos a crescer e se desenvolver. Ter clareza deles é importantíssimo para sua carreira e pessoas mais experientes podem apontar a direção de forma assertiva.
Os melhores profissionais gostam de receber feedback e pedem ativamente para seus gestores.
Receber respostas superficiais como “está tudo bem”, são pouco efetivas e podem desmotivar estes profissionais.
Eles estão buscando formas de melhorar, de crescer e evoluir e isto é extremamente importante para uma carreira.
É uma atitude madura, interessada e motivada por crescimento, que se não for bem trabalhada pelo gestor pode fazer o profissional de altíssimo rendimento buscar uma outra área ou outra empresa.
Estas pessoas buscam o que querem e trabalham ativamente para o seu desenvolvimento e de suas carreiras, deveríamos nos inspirar nas atitudes delas.
Você precisa aprender a dar feedback
Um feedback organizado, claro e construtivo é digno de um “muito obrigado”.
Ele orienta, ensina e dá ferramentas para que a pessoa que o recebe possa seguir e caminhar.
Tem técnica e estrutura para dar feedbacks e muitas vezes a única coisa que falta é aprendê-las. Muitas vezes sofremos ao dar ou receber um feedback para não magoar ou chatear a outra pessoa.
O intuito é sempre ensinar, orientar e desenvolver. Não criticar, repreender ou humilhar.
Sempre deve ser feito em particular, com elementos claros e bem pontuados para que a pessoa tenha os recursos necessários para colocar em prática.
Você precisa aprender a receber feedback
Com a cabeça aberta, entenda como o que está sendo colocado pode se transformar em crescimento para você. Se não está claro, pergunte e questione, com o intuito de entender e aprender.
Muitos profissionais recebem feedbacks de gestores e outros colegas, mas não entendem exatamente o que fazer com aquilo. Esclareça. Não torne um feedback como a pior coisa do mundo, uma injustiça ou desmotivação. Esta postura dificilmente alavanca seu crescimento.
Dê sempre o seu melhor sempre
Ao final do dia, fazer apenas o que é esperado é meramente cumprir com obrigações. É muito pouco para suas capacidades e seus talentos.
Procure dar o seu melhor sempre, em tudo o que faz, desde as menores coisas. Caso não esteja no lugar certo, busque o seu lugar, para dar sempre o seu melhor. É recompensador e traz muita satisfação!
Você está dando o melhor que pode dar hoje?
Fonte: Contabeis