Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, a habilidade de se comunicar bem surge como uma ferramenta fundamental para o crescimento na carreira. Para os gestores de Recursos Humanos, essa é uma das principais softs skills, e isso é percebido e avaliado já nas entrevistas de emprego.
Para a psicóloga Shana Wajntraub, especialista no assunto e colunista do Administradores, dominar as técnicas de comunicação assertiva pode não apenas fortalecer as relações profissionais, mas também abrir portas para oportunidades inovadoras. E segundo ela, mesmo nos casos de pessoas com facilidade em se comunicar, há sempre algo a ser aprimorado.
Lançando um novo livro sobre o tema, A Arte da Comunicação de Impacto (Editora Gente), Wajntraub destaca abaixo 7 dicas essenciais de comunicação para impulsionar qualquer carreira profissional:
Uma comunicação clara e direta é a espinha dorsal das competências profissionais. A capacidade de expressar ideias complexas de forma simples e coerente é uma qualidade valorizada em qualquer ambiente de trabalho.
Evitar jargões desnecessários e utilizar exemplos concretos ajudam a manter sua mensagem compreendida e impactante. As pessoas não querem mais perder tempo girando em torno de um assunto que pode ser expresso de forma mais rápida e clara.
Ser um ouvinte ativo é tão importante quanto ser um comunicador eficaz. Ouvir com atenção demonstra respeito pelo interlocutor e permite compreender suas perspectivas e necessidades. Essa habilidade é essencial para construir relacionamentos duradouros e tomar decisões controladas.
Mas ouvir de fato é estar com sua atenção voltada ao interlocutor e à mensagem. Wajntraub sugere que, como prova material de sua atenção nas interações, dê um feedback como “sobre isso que você falou…” e repita a frase na íntegra.
Mostrar empatia ao entender e reconhecer as emoções dos outros é uma maneira poderosa de estabelecer conexões. Demonstrar interesse genuíno nas preocupações e sucessos dos colegas promove um ambiente de trabalho colaborativo e solidário.
Wajntraub diz que o segredo da empatia é treinar constantemente, já que, às vezes, pode nos faltar empatia por quem não nos é querido. Seja isento sempre e exercite ser melhor, sugere a expert.
A capacidade de dar e receber feedback de maneira construtiva é crucial para o desenvolvimento profissional. Oferecer elogios sinceros e sugestões de melhoria, de maneira respeitosa, é contribuir para o crescimento mútuo e para aprimorar as competências individuais.
A psicóloga afirma que não se trata de exagerar nos elogios e tão pouco emiti-los se eles não se baseiam na realidade. Mas, segundo Wajntraub, as pessoas precisam ser reconhecidas pelos pares, faz parte da psiquê humana necessitar de aprovações.
Apresentar ideias de forma convincente é uma habilidade valiosa em qualquer setor. A prática de preparação, a clareza da mensagem e a confiança na expressão são componentes fundamentais para apresentações impactantes e envolventes.
Faça sempre a “lição de casa” antes de qualquer explanação. Wajntraub também orienta que você deve procurar adequar a moderação do tom de voz e da velocidade da fala: lento demais ou rápido demais não é exatamente algo que deixe o ouvinte confortável ao receber a mensagem.
Cada interação exige uma abordagem diferente. Adaptar o estilo de comunicação ao público-alvo é essencial para manter o interesse do ouvinte. Isso demonstra consideração e flexibilidade, qualidades que impressionam tanto colegas quanto superiores.
Sobre isso, a psicóloga dá uma dica valiosa: leve sempre uma frase ou um relato que demonstre seu conhecimento em relação às particularidades próprias daquele grupo de ouvintes. Cada profissão tem seus segredos, suas graças, suas queixas, e isso os fará se identificarem e sentirem contemplados.
Segundo Wajntraub, “em um mundo em constante evolução, as habilidades e técnicas são apenas parte da instrução do sucesso”. A capacidade de se comunicar de maneira eficaz é o que realmente diferencia os profissionais orientados. “Dominar essas técnicas não apenas fortalece os relacionamentos, mas também promove a construção de uma marca pessoal sólida, vital para o avanço na carreira”, enfatiza a expert.
Investir no aprimoramento da comunicação, por isso, é tão importante quanto em um diploma ou uma especialização. “Ter conhecimento é essencial na profissão, mas, sem saber transmiti-lo, o profissional está apenas no meio do caminho”, conclui a psicóloga.
Fonte: Administradores