Você se considera um profissional confiante?
De acordo com a norte-americana Bonnie Low-Kramen, especialista em liderança e ambiente de trabalho, a confiança merece mais atenção entre as soft skills essenciais para o sucesso em qualquer carreira.
Em seu novo livro, Staff Matters: People-Focused Solutions for the Ultimate New Workplace (“Equipe importa: soluções focadas em pessoas para o novo ambiente de trabalho definitivo”, em tradução livre), a expert destaca que essa habilidade interpessoal ajudou a impulsionar a carreira de alguns dos líderes mais bem-sucedidos do mercado global, como o megainvestidor bilionário Warren Buffett e Tim Cook, CEO da Apple.
“Confiança é assunto sério e o diferencial mais importante no ambiente de trabalho”, escreve Low-Kramen, ressaltando que a competência é fator-chave para a tomada de decisões de impacto e costuma ser decisiva em processos seletivos. “É a pessoa com alta confiança e habilidades inferiores que conseguirá o emprego competindo com a pessoa com baixa confiança e habilidades superiores”, argumenta.
A escritora reconhece que desenvolver confiança leva tempo, mas vale a pena pela “sensação de poder” que proporciona. Com base no livro de Low-Kramen, o site CNBC listou três dicas para quem quer aprimorar essa soft skill e experimentar seus benefícios na carreira. Reproduzimos abaixo:
Apesar de pedir desculpas em situações banais, que não exigiriam essa retratação, ser um traço aparentemente natural para muitas pessoas, Low-Kramen alerta que esse exagero pode causar efeitos negativos, como reduzir a autoestima do próprio profissional e fazer com que os outros tenham opiniões menos favoráveis a seu respeito.
“Substitua ‘me desculpe’ por ‘obrigada’. Em vez de dizer ‘me desculpe, precisamos reagendar o compromisso’, diga ‘obrigada por ajustar-se à minha agenda’”, sugere a especialista, defendendo que esse tipo de abordagem transmite maior assertividade e dá maior impacto às suas desculpas, quando usadas nos momentos adequados.
Conseguir transmitir suas mensagens com sucesso também contribui para aumentar sua própria confiança. Nesse sentido, é importante trabalhar nas suas habilidades de comunicação, especialmente a fala — ao expor ideias oralmente no ambiente de trabalho, muitos profissionais acabam se perdendo em divagações ou falam baixo demais.
“Falar rápido e em tom alto transmite uma mensagem de baixa confiança. Pode dar a ideia de que você só quer terminar uma conversa e que não vale a pena ouvir sua mensagem”, analisa Low-Kramen. Em vez disso, a especialista orienta que, para ser levado mais a sério, “diminua a velocidade, baixe o tom da sua voz e aumente o volume”.
Segundo Low-Kramen, realizar algo que se propôs a fazer é outro fator de impacto positivo sobre a autoestima e confiança do profissional. “O processo de decidir fazer algo, como estudar para obter um certificado ou diploma, é uma conquista mensurável que ninguém pode contestar ou tirar de você”, destaca a autora.
Fonte: Administradores