Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma avaliação de qualidade de cursos universitários em diferentes áreas, do país todo, incluindo Ciências Contábeis.
O ranking foi feito a partir de uma metodologia que se baseia no Índice CPC (Conceito Preliminar de Curso), que é composto por oito fatores avaliados e que ajudam a retratar a qualidade dos cursos, tais como desempenho dos estudantes (que leva em conta a nota no Enade, entre outros.), professores (nota para a proporção de mestres e doutores entre os professores, por exemplo), além das condições oferecidas para o desenvolvimento do estudante (entre as quais a organização didático-pedagógica e a infraestrutura, etc).
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os melhores cursos foram os que obtiveram notas 5 e CPC contínuo até 3,945.
Universidades que não participaram do Enade não entraram no ranking, que se refere ao ciclo de avaliação de 2015 do MEC, cujo cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
No site do Inep você consegue ver a pontuação de cada um dos cursos.
http://portal.inep.gov.br/web/guest/conceito-preliminar-de-curso-cpc-
Fonte: Portal Contábeis