A consultoria empresarial oferece uma variedade de abordagens no mundo dos negócios para resolver problemas, impulsionar o crescimento e melhorar o desempenho organizacional. Tradicionalmente, as empresas sempre tiveram acesso às consultorias, que desempenhavam um papel essencial em fornecer insights e experiência especializada. Ao longo do tempo, três tipos de consultoria se destacaram, cada um com um propósito específico e uma abordagem distinta.
O primeiro tipo de consultoria é o técnico, focado em fornecer conhecimento especializado em áreas específicas, como finanças, TI, marketing, entre outras, em que se visa analisar problemas técnicos complexos e nem sempre há maior envolvimento do consultor na implantação.
O segundo tipo de consultoria é o que entra e faz o trabalho, com foco em agir imediatamente sobre um problema específico ou atingir uma meta de curtíssimo prazo em nome da empresa – o “como” geralmente fica em segundo plano. No entanto, o consultor nem sempre passa seu conhecimento ou metodologias para a organização, o que pode resultar em uma dependência contínua.
O terceiro tipo de consultoria é mais estratégico e sem envolvimento operacional. Essas consultorias atuam como parceiros, oferecendo ideias, melhores práticas e métodos padrões que não focam necessariamente em problemas imediatos, mas ajudam a pensar a empresa no longo prazo. Boas ideias deixadas para execução da companhia.
É necessário um novo modelo que combine técnica, visão, conhecimento estratégico, experiência em aplicação e a capacidade de trabalhar em parceria com as empresas. Essa nova abordagem é mais complexa, pois exige consultores altamente experientes e gabaritados em várias perspectivas, capazes de combinar hard skills e soft skills.
Eles resolvem muito além de problemas e capacitam as organizações a se estruturar, evoluir e crescer. Estrutura e desenvolve o time de acordo com a necessidade da companhia e possui metodologias próprias adaptáveis aos problemas encontrados.
O mercado de consultoria empresarial atualmente está no limiar da mudança! É imprescindível uma consultoria mais colaborativa e orientada para a execução em conjunto de reais planos estratégicos.
Essa nova demanda reflete o reconhecimento de que os executivos possuem conhecimento interno e a consultoria eficaz deve respeitar essa expertise, mesmo que haja lacunas a preencher. A verdadeira inovação reside em parcerias sólidas, onde consultores e executivos colaboram em busca de novas visões e direcionamentos, enfrentando os desafios de forma conjunta, lado a lado.
Isso requer uma compreensão e experiência profunda de todas as áreas da empresa e a capacidade de se posicionar de forma clara e estratégica. Além disso, é fundamental para a consultoria estabelecer uma comunicação direta, com foco em resultados de curto e médio prazo. O valor agregado por essa consultoria vai além de agir e resolver assuntos urgentes – ela também direciona estratégica e operacionalmente o futuro, construindo o caminho para a perenidade.
Fonte: Administradores