A Copa do Mundo de futebol está acelerando as vendas pré-Black Friday do comércio de Belo Horizonte. Com o Brasil sendo um dos favoritos a erguer a taça e finalmente conquistar o hexacampeonato, a comercialização de camisas da seleção canarinho dispararam na Capital e o produto se tornou um dos campeões de venda no período. A informação é de uma pesquisa de movimentação prévia elaborada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
O levantamento, realizado entre os dias 11 e 21 de novembro com 148 comerciantes belo-horizontinos, apontou que a camisa da seleção brasileira é o terceiro item mais vendido até o momento, com 6,8% das negociações. Ficaram à frente do produto apenas os calçados (11,5%) e as roupas (35%). Na lista, ainda aparecem os móveis (6,1%), os itens de decoração e papelaria (5,4%) e os produtos alimentícios e utensílios domésticos (5,4%).
Com 39,9% da preferência dos consumidores, o parcelamento no cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada para realizar as compras. Logo após, ficou a opção à vista no cartão de crédito (39,2%). Na sequência, vieram o PIX (14,2%), cartão de débito (6,1%) e parcelado no cheque (0,7%).
As vendas pré-Black Friday estão atendendo total ou parcialmente às expectativas de mais da metade dos lojistas (60%). A tendência é que o movimento cresça ainda mais nesta sexta-feira (25), quando a data de fato será celebrada. De acordo com a CDL-BH, a previsão é que os negócios injetem R$ 2,06 bilhões na economia da Capital, retomando o nível pré-pandemia (2019). Ainda conforme o estudo, os consumidores esperam adquirir dois produtos e o tíquete médio deverá ser de R$ 732,39 por item.
Fonte: Diário do Comércio