Nesse momento de crise extrema, compartilho com vocês as recomendações que estamos seguindo para garantir a perenidade dos negócios e o orçamento doméstico, no curto e médio prazo, imaginando que a crise do COVID—19 dure entre 3 e 6 meses.
Em primeiro lugar: PRESERVE O CAIXA a todo custo. Caixa, caixa, caixa. Lembre-se disso todos os dias.
A crise COVID-19 vai prejudicar fortemente a LIQUIDEZ e o CUSTO DO CAPITAL vai aumentar.
Uma gestão de crise tem duas vertentes: redução de gastos (custos, despesas, investimentos etc) e aumento (manutenção) de receitas, mais complicado neste momento em que a população deve ficar em suas casas. Tão simples quanto isto.
1. Sente sobre o CAIXA. Faça reuniões todos os dias com sua equipe “SWAT” e monitore o CAIXA.
2. Renove linhas de financiamento que possam estar vencendo, busque linhas novas baratas e inicie contatos com bancos como a Caixa e Banco do Brasil (se vier alguma benesse do Governo, será daí que virá — esteja preparado).
3. Se tiver recebíveis em cartão de crédito, antecipe o quanto antes (aproveite que as taxas ainda estão relativamente baixas — elas vão subir, muito).
4. Defina (ou revise) uma política de caixa mínimo. E não se atreva a usar estes recursos. Somente em último caso “de morte”.
Sobre pessoas
5. Evite demissões e férias, pois consomem caixa.
6. Cancele promoções (mesmo as já acordadas), substituições (mesmo as necessárias) e novas contratações (idem);
7. Nesta ordem: a) banco de horas (negociar com sindicato); b) redução de jornada com redução proporcional de salário (idem) e, em último caso, c) licença não Remunerada. Novamente, evite demissões e férias.
8. Postergar pagamento de bônus e prêmios.
Sobre fornecedores
9. Reveja TODOS os contratos de prestação de serviços. Defina uma meta (exemplo: redução global de 20%). Seja incisivo. Estamos falando em sobrevivência.
10. Classifique os fornecedores por nível estratégico. Os “A”, renegocie condições de valor e prazo de pagamento. “B” e “C” pare de pagar e deixe para conversar em 3 meses.
11. Intensifique a venda de produtos e serviços on-line (ecommerce, delivery, EAD etc). Preocupe-se com as entregas — vai faltar Caminhão, motoboy…
Tenha paciência e mantenha a calma. Estamos (o mundo todo está) no mesmo “barco”.
As crises são excelentes oportunidades para inovar.
Tenho visto muita gente que esteve visitando centros de inovação como o Vale do Silício, Israel e China e não conseguem inovar.
Inovação, segundo o brilhante Silvio Meira (membro do Conselho de Administração do Magazine Luiza), “é toda e qualquer iniciativa que gere mais e melhores notas fiscais”.
Mãos à obra. É em mares revoltos que se formam os melhores marinheiros.
Fonte: Administradores
Autor: Richard Doern
Imagem: Projetado pelo Freepik