Antes de tudo: como estão sendo trabalhados os indicadores de não conformidades (NC) aí na sua empresa?
Primeiramente, vamos a definição:
Indicador – elemento que tem como objetivo apontar ou mostrar algo, na Forlogic dizemos que ele deve expressar sua “Dor”. Ou seja, indicar em quais pontos devemos olhar criticamente.
Não conformidade – ocorre quando um produto, serviço ou processo não atende às especificações pré-definidas, acarretando resultados não satisfatórios. Embora sejam advindas de eventos negativos “erro no processo ou resultados indesejados”, sua análise e correção são oportunidades para gerar resultados positivos.
Por que devo me preocupar com indicadores de não conformidades?
Ao falarmos de NCs, os indicadores geralmente são: número de ações atrasadas, número de tratativas não executadas ou número de incidências. Enfim, direcionamos nosso olhar para o percentual de tratativas atrasadas, classificações por tipo ou responsáveis, até fazemos um Pareto ou um 5 Porquês.
Então eu te pergunto, você já parou para analisar os custos que uma não conformidade nos processos pode gerar na sua empresa? Acredite, o não tratamento de uma NC pode causar problemas como:
Te convido a analisar 3 situações:
Acredito que apenas esses 3 motivos, por si só, já podem e devem ser levados em conta para que as Não conformidades sejam acompanhadas e analisadas com muita atenção. Sugiro que você crie indicadores e os monitore.
Como ser assertivo no tratamento de uma não conformidade
Antes de tudo, o primeiro passo é padronizar as informações referente às falhas, isso facilitará na diferenciação das incidências e reincidências, além de atuar na causa raiz do problema.
Depois, centralizar as informações, reduzindo as chances de perda de dados importantes para a identificação da causa raiz das incidências.
Posteriormente, acrescente evidências, quanto mais detalhes de uma NC, melhor, assim as tratativas serão mais assertivas.
Fonte: Blog da Qualidade