Saiba os pontos da Lei Geral de Proteção de Dados que o comércio precisa seguir para proteger seus dados.
Nesta quarta-feira (15), foi celebrado o Dia do Cliente, seis meses após o Dia do Consumidor. A data, que também é marcada por descontos e promoções para atrair o comprador, impulsiona o comércio.
Mas, além de ir às compras, é importante que o cliente saiba sobre seus direitos e, neste ano, com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor, entenda como seus dados devem ser protegidos pelos estabelecimentos que escolher gastar seu dinheiro.
Por isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, em parceria com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o guia “Como proteger seus dados pessoais”.
O documento esclarece pontos importantes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Ele traz mais informações para todo titular de dados pessoais sobre a LGPD, que é um marco importante para a nossa história”, afirmou a advogada Ana Sylvia Coelho, em entrevista à CNN.
Proteção de dados
Segundo a legislação, um dado pessoal é aquele capaz de identificar prontamente um indivíduo – nome completo, CPF, RG –, mas também aqueles como e-mail, endereço completo, endereço das redes sociais.
“O guia mostra a importância de, toda vez que uma pessoa entrar em um site, proteger os dados. Isso significa proteger a nossa privacidade”, disse.
Segundo a especialista, é essencial que os consumidores fiquem atentos cada vez que é solicitado que compartilhem os dados.
“É preciso desconfiar de links, utilizar senhas fortes, não fornecer dados para qualquer pessoa, prestar atenção sobre quais informações fornecemos nas redes sociais”, exemplificou.
As dicas da especialista valem principalmente para a data de hoje, que promete grandes descontos para clientes que decidirem aproveitar a celebração do comércio varejista. Então, fique atento e saiba quais são seus direitos à proteção de dados.
Fonte: Contábeis