Cortex, evidencia a importância das informações estratégicas para a tomada de decisões que contribuem decisivamente para objetivos vitais em todos os tipos de negócio.
Segundo o coordenador do Núcleo de Pesquisas da Aberje, Carlos Ramello, as empresas participantes da pesquisa apresentam um nível razoável de maturidade, com 51% das áreas de comunicação em um nível intermediário e 14% em estágio avançado com relação à cultura de dados.
Já o Líder da Oferta de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, Otávio Ventura, aponta que, nos últimos anos, a comunicação vem acompanhando a transformação digital experimentada pelos negócios e, por isso, assumiu um papel de maior relevância para o C-Level. Logo, empresas que contarem com uma área de comunicação data driven terão uma vantagem competitiva significativa em relação aos seus concorrentes.
O estudo examinou os modelos de gestão da comunicação das empresas. 73% das participantes elaboram um plano integrado de comunicação, enquanto apenas 17% planejam e executam ações a partir de demandas das outras áreas da empresa.
Neste cenário, as ações de comunicação são distribuídas em três eixos principais: gerenciamento da reputação e valor da marca no público externo (79%), gestão do engajamento interno das equipes (73%) e prevenção e gestão de crises de reputação para todos os públicos (69%).
Durante a análise, a pesquisa identificou os objetivos estratégicos mais conectados às ações de comunicação, como o aumento do engajamento dos funcionários (82%) e a agenda de temas ESG (81%). Além disso, crises de reputação (68%) e a expansão da participação no mercado (56%) também são aspectos frequentemente interligados.
Adicionalmente, 83% das empresas entrevistadas afirmaram que os dados são essenciais para a tomada de decisões estratégicas que envolvem os processos comunicacionais, como a comunicação digital. Relacionamento com a imprensa (70%) e a gestão da reputação corporativa (69%), também aparecem como decisões fortemente pautadas pelos números. No entanto, em processos como patrocínio (48%) e relações comunitárias (34%) a análise de dados é menos utilizada.
A pesquisa também destacou os principais elementos que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura de dados eficaz na área de comunicação. Neste recorte, o envolvimento da alta administração (73%), a cultura organizacional (72%), a disponibilidade de dados relevantes (71%) e o conhecimento técnico da equipe (70%) emergem como fatores impulsionadores.
Finalmente, os resultados revelam que a defesa da marca contra ameaças externas (96%) e a diferenciação da marca em relação à concorrência (86%) são as metas mais valorizadas pelas empresas data driven. A pesquisa também destaca oportunidades para aprimorar a avaliação do impacto das mensagens, como o impacto das ações do público-alvo (50%) e as decisões tomadas como resultado das mensagens (54%).
Fonte: Mundo do Marketing