Estudo aponta que 71% dos brasileiros já caíram em algum golpe online
Segundo um estudo da Nord Security de 2023 aproximadamente 71% dos brasileiros já caíram em golpes online. Segundo o relatório, as fraudes mais comuns estão ligadas a finanças e informações bancárias. Estar ciente desses golpes não é o suficiente para se proteger contra eles. A maioria dos golpes estão ligados ao dinheiro, como o estelionato. Somente no ano de 2022 foram registrados 1.819.409 casos.
Os truques usados pelos golpistas se renovam a cada dia, assim como os recursos tecnológicos usados para ludibriar as pessoas. Todo golpe financeiro tem uma boa história por trás, criada com o objetivo de seduzir e enganar. A Polícia Civil dá algumas dicas do que fazer para se proteger desses golpes, como não fazer download de softwares e aplicativos de origem desconhecida; não abrir links desconhecidos enviados para o e-mail ou outros aplicativos; habilitar a verificação de duas etapas nos aplicativos; desconfiar e sempre checar a fonte; não clicar em links que venham por SMS ou mensagens instantâneas.
O Ph.D e um dos autores da Lei LGPD no Brasil, Davis Alves, diz que idosos, pessoas que não costumam verificar se a informação é verídica e pessoas que não conhecem a tecnologia, são as pessoas que mais acabam caindo em golpes. Depois de ter caído no golpe as vítimas ficam mais propensas a cair novamente, já que seus dados ficam marcados com os criminosos.
Existem medidas que você pode tomar para evitar cair novamente, o Presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Davis Alves. “Checar com a empresa responsável se a promoção é verdadeira, trocar senhas com frequência, valide a credibilidade dos influenciadores e na dúvida consulte um encarregado de proteção de dados pessoais (DPO) da sua confiança”. Além de ativar a autenticação de duas etapas, isso adiciona uma camada extra de segurança, entrar em contato com a polícia local e registrar um boletim de ocorrência.
Para evitar que o problema volte a acontecer, procure conhecer mais e se conscientizar a respeito da segurança digital. Leia artigos e guias sobre como proteger as suas informações pessoais e financeiras online. Além disso, mantenha-se atualizado sobre as últimas táticas usadas pelos golpistas para enganar as pessoas. Quanto mais você souber, menos vulnerável estará a esses tipos de crimes.
Fonte: Contábeis