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Descubra a diferença entre mercado, segmento e nicho!

Descubra a diferença entre mercado, segmento e nicho!

12 de janeiro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Você já ouviu falar em mercado, segmento e nicho? Com o notório crescimento do mercado online, ou seja, o e-commerce, que está em franca expansão, com números que superam os 35% de crescimento entre os anos de 2018 e 2019, de acordo com números fornecidos pelo “Perfil do E-commerce Brasileiro”. É de suma importância que você entenda o que significa cada um dos conceitos que falamos inicialmente. Mesmo com todo esse crescimento, demonstrando ser um excelente investimento, é necessário encontrar um diferencial para que consiga se destacar no mercado. Logo, precisamos falar de algumas questões bem como defini-las, como: Mercado, segmento e nicho. Tenho certeza de que já ouviu falar em algumas dessas palavras, mas sabe o seu real significado?Para ser mais simples de explicar o significado de cada uma das definições, separamos para que fosse possível falar de uma forma mais simples, para não restar dúvidas:

Mercado

Entenda mercado como algo mais generalista, algo bem mais amplo. Para ficar mais simples, vamos pensar em um e-commerce de roupas femininas, ele está inserido dentro do mercado de moda. O mercado de moda pode abranger outros segmentos: Roupas masculinas, femininas, infantil, acessórios entre outros.

Segmento

Em cada mercado, podemos seguir por diferentes estradas, o que podemos chamar de segmentos. No exemplo anterior, citados roupas femininas, roupas masculinas, roupas infantis e acessórios, todos os exemplos são segmentos que estão inseridos dentro do mercado de moda.

Podemos definir segmentos como divisões menores dentro de um mercado, que podem ter diferentes caminhos do mesmo mercado.

Nicho

Já em relação aos nichos, descemos mais um nível de segmentação. Podemos dizer que um nicho é um recorte de um segmento, dentro de um mesmo mercado. No exemplo que utilizamos do mercado de moda, no segmento de roupas femininas, podemos ter um nicho de roupas plus size ou de roupas de praia, por exemplo.

Falando em outros segmentos, como os de roupa masculina, podemos citar: o nicho de roupas de festas, camisarias entre outros. O nicho é uma forma de afunilar ainda mais o segmento, para facilitar ainda mais o detalhamento do seu e-commerce, começando a dar forma no seu negócio.

Será que apostar em nichos realmente vale a pena?

Muitos empreendedores não vislumbram a ideia de escolher um nicho de atuação, porque possuem uma impressão falsa de que oportunidades serão perdidas, e que podem estar abrindo mão de algo que realmente pode fazer a diferença no seu negócio. Um exemplo prático, escolher o nicho de moda evangélica, pode significar perder todo o restante?

A verdade é que ao escolhermos um nicho de atuação, estamos renunciando aos demais, porém isso é feito por um único motivo. Por ser uma escolha muito mais assertiva para o seu negócio, isso te ajuda a ser facilmente encontrada nas redes sociais, e até mesmo se tornar uma referência dentro daquele nicho. Com um produto de qualidade, é possível que facilmente você seja reconhecido pelo seu trabalho e procurado por cada vez mais clientes.

Para alcançar o sucesso, você precisa identificar qual o nicho que possui um grande público você pode escolher para atuar, que tenha uma necessidade especifica, existem marcas que focam apenas em um tipo de produto, como no nicho plus size, roupas acima de uma determinada numeração ou de um determinado material, como roupas de academia ou jeans. Encontrando essa parcela do mercado, você pode ter certeza de que o sucesso é uma garantia.

Logo, faz muito sentido a escolha de um nicho especifico, para que você consiga atingir a fundo todas as necessidades do público-alvo. Mas, se por acaso, ainda não estiver seguro o suficiente para realizar essa escolha, comece escolhendo o segmento que deseja atuar.

Um erro muito comum de quem está iniciando um empreendimento, é começar apenas com o mercado definido, o que pode fazer com seu negócio não siga em frente e não evolua, pois não tem o segmento definido, fazendo com que “atire para todos os lados”, sem conseguir definir uma estratégia e um produto para focar suas vendas.

Imagine um cliente, que está procurando por uma roupa plus size para passar o réveillon, mas quando chega as suas redes sociais, encontra roupa evangélica, biquinis, roupas para bebês e masculinas para jovens. Tenha certeza que a primeira impressão será confusão, seguida de curiosidade, ele até pode continuar te seguindo por um curto espaço de tempo, porém logo ele vai procurar marcas que atendam a necessidade daquele momento, e com isso vai deixar de te seguir.

Você sabe o que significa nicho de mercado?

Agora que já entendemos os conceitos de mercado, segmento e nicho, vamos entender um pouco sobre nicho de mercado, que é uma pequena parcela de um grande grupo de clientes que não está sendo atendidos ou estão sendo atendidos parcialmente, uma oportunidade muito lucrativa, porém oculta dentro de um nicho.

Você pode ter ouvido e até ter gerado uma certa confusão, é a utilização de alguns termos por parte de alguns empreendedores como: nicho de mercado e segmento de mercado sendo eles sinônimos, o que está incorreto. O segmento de mercado é uma parcela dos consumidores que possuem interesses semelhantes, um pequeno recorte do mercado. Já o nicho de mercado, é pequena parcela que está dentro do nicho, veja o exemplo a seguir:

  • Mercado: Mercado de moda
  • Segmento: Roupas femininas
  • Nicho: Moda evangélica
  • Nicho de mercado: moda evangélica plus size

Esse determinado grupo é um verdadeiro potencial dentro do segmento, pois ele pouco explorado e existe procura, ou seja, existem consumidores que não estão sendo atendidos. É uma oportunidade perfeita para que você consiga expandir o seu negócio e conquistar um público fiel e interessado.

Conclusão do entendimento sobre mercado, segmento e nicho

Agora que já entendeu a diferença entre mercado, segmento, nicho e o nicho de mercado, você consegue definir a melhor estratégia de marketing, para iniciar a construção da sua reputação no mercado escolhido. A partir de um nicho de mercado muito determinado, você consegue definir com segurança para onde seus recursos serão direcionados.

Fonte: Metamidia

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