A resiliência em vendas é fundamental para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Saber lidar com eventuais rejeições é parte essencial para construir uma carreira sólida e com resultados positivos em longo prazo. Aplicar esse conceito na sua rotina de trabalho pode ser uma maneira eficiente de criar um diferencial profissional.
Parte do trabalho de qualquer profissional de vendas é saber lidar com a rejeição. Afinal, quantos “nãos” são recebidos antes de conseguir finalmente fechar mais um negócio? O desafio, portanto, é entender quais foram os motivos para não realizar a conversão e buscar maneiras de melhorar o seu trabalho. Tudo isso reforça a importância de desenvolver a resiliência em vendas.
Flexibilidade, adaptação e evolução são características essenciais para um vendedor, não é mesmo? Exatamente o que prega a resiliência, sempre reforçando a importância de desenvolver o impulso interno de melhorar constantemente. Mas como ela se manifesta dentro do segmento de vendas e o que fazer para aplicá-la nos seus métodos de trabalho?
Para ajudar a responder essas perguntas, preparamos um artigo completo sobre o assunto. Vamos abordar os seguintes tópicos para explicar um pouco mais sobre como funciona a resiliência em vendas:
A resiliência em vendas é a capacidade do profissional em se adaptar aos diferentes cenários e desafios que podem surgir ao longo do trabalho.
Saber como lidar com uma resposta negativa ou com um orçamento mais apertado são alguns exemplos de como esse conceito se manifesta. A ideia é seguir com um alto nível de produtividade mesmo nas situações mais adversas.
Imagine que você tinha uma equipe com outros cinco vendedores e conseguiam alcançar as metas com frequência. Um dos profissionais, porém, precisou sair, mas os objetivos continuam.
Qual alternativa seguir? Se lamentar e simplesmente deixar que a ausência de um vendedor atrapalhe tudo o que foi planejado ou se adaptar e encontrar maneiras de suprir essa saída? Caso a opção escolhida seja a segunda, você já entendeu o espírito da resiliência em vendas.
Outro exemplo de como o conceito se manifesta nessa área está na relação com os clientes em potencial. Afinal, é muito raro conhecer um vendedor que recebeu mais “sins” do que “nãos” ao longo da sua carreira. A grande diferença está na forma como cada um lida com a rejeição.
Você vai desanimar após um dia em que recebeu muitas respostas negativas ou vai se debruçar sobre o que aconteceu para entender o que melhorar?
Não se deixar abater por uma situação ruim é fundamental para ser mais resiliente. Sendo assim, a busca pela melhora constante é essencial para implementar a resiliência em vendas na sua rotina de trabalho.
Resumidamente, a resiliência em vendas representa a maneira como um vendedor lida com alterações, negativas e novos desafios que podem surgir. Reduziu a equipe? Sem problema, implemente o Inside Sales para vender mais em menos tempo, por exemplo.
Quanto mais flexível e disposto a se desenvolver para ter destaque no mercado, mais a resiliência está presente no profissional.
O conceito de resiliência tem uma forte relação com algumas habilidades fundamentais dentro do segmento de vendas. Confira, então, como adotar essa mentalidade pode ser um diferencial para o seu trabalho.
O mercado é feito de oportunidades, certo? Mas o que diferencia um profissional de outro é justamente quem sabe aproveitar as circunstâncias.
A resiliência em vendas acaba impactando diretamente essa habilidade também. Afinal, em vez de se deixar abater por um problema, o vendedor vai tentar entender como pode reverter determinada situação e, assim, encontrar novas possibilidades de negócio.
Imagine que a sua equipe de vendas se restringia a um determinado segmento da sociedade. Ao perder um cliente que representava a maior parte das vendas, a solução ideal pode ser encontrar um novo público para tentar vender.
Ou seja, o vendedor resiliente está sempre em busca de novas oportunidades, mesmo em um momento que inicialmente parece ser negativo.
Outra característica importante de qualquer vendedor é a flexibilidade para se adaptar aos desafios e cenários que surgem, não é mesmo? Parte fundamental para quem deseja ser mais resiliente é justamente a capacidade de se adaptar e ser mais flexível.
Percebeu que os gastos estão muito altos com o deslocamento para fechar novos negócios? Por que não se adaptar e mudar?
Adote o conceito de Inside Sales e lide com a maior parte das suas vendas de maneira remota, por exemplo. Afinal, é possível ser eficiente e fechar novos negócios de qualquer lugar, especialmente com a transformação digital.
O segredo da flexibilidade da resiliência, portanto, é conseguir fazer economias e adaptações necessárias sem prejudicar a sua performance.
Parte essencial do trabalho de um vendedor é a capacidade de compreensão. Ou seja, como olhar para quem está do outro lado da mesa?
Entender quais são as necessidades do outro é fundamental, criando um sentimento de empatia. Justamente o que é potencializado com a resiliência em vendas. Assim como é preciso se adaptar à determinada situação, por que não fazer o mesmo em relação ao cliente?
Uma forma eficiente de fidelizar um maior número de clientes é ganhando a confiança deles. Por que não, então, demonstrar um pouco mais de empatia e se flexibilizar em determinadas situações? Ser muito rígido na abordagem durante uma negociação pode ser um erro grave, algo que é reduzido com a adoção de uma mentalidade mais resiliente.
Mas qual é a real importância de desenvolver essa habilidade e utilizá-la no seu dia a dia de trabalho? Listamos alguns dos fatores que reforçam o impacto de adotar a resiliência em vendas. Confira!
Dentro de uma sociedade em constante atualização, o processo de tomada de decisão deve ser feito de forma muito mais rápida e eficaz. Ou seja, há menos tempo para entender determinado cenário e mais responsabilidades com a escolha definida.
Nesse contexto, a resiliência em vendas é importante para desenvolver a habilidade de contextualizar melhor cada situação. Entender rapidamente, por exemplo, quais são os prós e os contras de seguir um caminho em vez de outro.
Por estar sempre de olho nas tendências e na situação de cada cliente, o profissional sabe qual caminho pode ser o mais adequado para o benefício em longo prazo. A ideia é ser mais direto e prático, não perdendo tempo com o que não agrega ao seu trabalho.
Uma característica importante da resiliência em vendas é a busca constante por maneiras de aprimorar o seu desempenho. Bateu o recorde de vendas no mês passado? Por que se acomodar? O profissional resiliente está sempre atrás de alternativas para melhorar a sua abordagem inicial ou o trabalho que é feito no pós-venda, por exemplo.
Sempre tem espaço para encontrar melhorias e a resiliência prega essa busca constante.
Seja com o cenário negativo (muitas recusas), seja com um contexto mais positivo (novos negócios fechados). Em um mercado cada vez mais concorrido, é essencial não ficar estagnado e buscar por maneiras de aprimorar o seu desempenho em diferentes funções do seu trabalho.
Um trabalho pautado pela resiliência em vendas também representa maior confiança na hora de fechar um negócio ou ajustar um contrato. É importante entender que não se trata de ser mais arrogante, mas sim ter a firmeza necessária para insistir em uma proposta que você acredita ser boa para os dois lados de uma negociação, por exemplo.
Ao mesmo tempo em que a resiliência trabalha a flexibilidade, contribui com o desenvolvimento de maior confiança para tomar decisões. Pode ser uma simples opinião sobre como proceder na gestão da sua equipe ou mesmo uma sugestão ao cliente.
Um profissional resiliente sabe do que está falando e tem a confiança para bancar as suas ideias e projetos.
Como a resiliência em vendas é tão importante, que tal conferir algumas sugestões para implementar esse conceito no seu trabalho? Veja as nossas dicas!
O primeiro passo para adotar a resiliência em vendas é definir um propósito bem claro para desenvolver essa habilidade.
Quais são os objetivos ao aplicar essa nova mentalidade? O que você quer fazer para transformar esse conceito em algo positivo para a sua carreira ou mesmo no âmbito pessoal? Identificar quais são os pontos de melhoria é uma etapa inicial nesse momento.
A ideia é direcionar melhor para qual local vão os seus esforços. Quais são os desafios que precisam ser superados em curto, médio e longo prazo? É o essencial até mesmo para identificar se é necessário fazer uma mudança mais significativa ou não, como trocar de emprego ou seguir em uma área diferente para continuar se desenvolvendo.
Adotar uma postura mais positiva também é importante para desenvolver a resiliência em vendas.
Como mostramos ao longo deste artigo, ver o lado positivo das situações é um caminho relevante para ter o destaque necessário. Entender que mesmo uma situação que pareça negativa inicialmente pode se tornar uma oportunidade de negócio no futuro.
Não apenas no campo profissional, mas a atitude positiva pode ser importante para o seu crescimento pessoal também. Não deixar que uma notícia ruim seja o suficiente para acabar com a sua motivação ou prejudicar o seu desempenho. A ideia é ver o lado positivo em tudo e aproveitar melhor cada situação que surja ao longo de um dia de trabalho.
Saber controlar as suas emoções também é essencial, desenvolvendo o autocontrole. Já pensou deixar de fechar um negócio porque já teve uma experiência anterior negativa com um cliente que trabalha lá? É importante deixar certas situações para trás e garantir que as emoções sirvam apenas para motivar você na busca por mais vendas, por exemplo.
Além do contato com clientes, a resiliência em vendas pode ser muito útil para lidar melhor com feedbacks do seu gestor. O objetivo é fazer com que os seus sentimentos se tornem algo positivo na sua rotina de trabalho, e não um problema em potencial.
Outra forma de desenvolver a resiliência em vendas é liberar a tensão natural, que é resultado de uma rotina corrida de trabalho.
Seja por meio da meditação, seja ao reservar alguns minutos do seu dia para uma atividade física ou mais relaxante. Situações de estresse são normais, mas não podem ser responsáveis por prejudicar o seu desempenho no trabalho.
A proatividade também é importante para desenvolver a resiliência em vendas. Afinal, os desafios devem ser procurados o tempo inteiro, não deixando que você e o restante da equipe se acomodem com um resultado positivo, por exemplo.
Além disso, entender que adversidades são feitas para serem superadas e, mesmo quando não são, podem servir como instrumento de aprendizagem.
Com a implementação da resiliência em vendas, é possível criar um fluxo de trabalho mais eficiente e preciso. Quando isso acontece, até mesmo outras áreas são diretamente beneficiadas, como o Marketing. Representando um aumento no ROI das suas campanhas, mas também impactando a forma como a sua empresa se comunica com a sua audiência.
Fonte: Rock Content