O que é uma auditoria interna?
Antes de saber o que faz um auditor interno, precisamos entender o que é uma auditoria interna, não é mesmo?
A auditoria interna é um processo sistemático e independente realizado dentro de uma organização. E tem como objetivo avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, gestão de riscos e controle interno.
O item 3.13.1 da Norma ISO 9001:2015 traz a seguinte definição para auditoria
Em essência, é como uma “autoinspeção” que visa garantir que a empresa esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos estratégicos.
O que significa ser um auditor interno?
A norma de fundamentos e vocabulários traz uma descrição simples e direta. Confesso que ri a primeira vez que li. Pensei: “poxa é só isso?”
Contudo, no dia a dia, percebi que ser um auditor interno é abraçar o papel de guardião da integridade e da eficiência organizacional.
É muito mais do que ser alguém que realiza a auditoria. Enfim, é ser a pessoa que busca incansavelmente a excelência em todos os aspectos da operação de uma empresa.
Além disso, um auditor interno não apenas identifica problemas e deficiências, mas também oferece recomendações construtivas para melhorias.
O que faz um auditor interno?
Um auditor interno desempenha uma variedade de funções importantes para o sucesso de uma organização. Aqui estão algumas das principais atividades que eles realizam:
Quais as responsabilidades de um auditor interno?
As responsabilidades de um auditor interno podem variar dependendo da organização e do setor em que operam. No entanto, algumas responsabilidades comuns incluem:
Requisitos para ser um auditor interno
Para se tornar um auditor interno, é essencial possuir uma combinação de habilidades técnicas e pessoais. Alguns requisitos típicos incluem:
Fonte: Blog da Qualidade