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Descubra quem é o seu cliente através da Persona

Descubra quem é o seu cliente através da Persona

8 de abril de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Aprenda a fazer sua persona em 4 passos.

Identificar com exatidão quem é o seu consumidor é essencial para que possamos encontrar as melhores estratégias de marketing possíveis para chegar até eles. E por mais que existem inúmeras maneiras de fazer isso, nenhuma é tão completa quanto a Persona!

Definida como um personagem fictício que representa o cliente ideal de uma marca, a persona ganha destaque em meio às estratégias de marketing por ser não apenas fiel ao público real de uma empresa confiável, mas principalmente por sua capacidade de aplicação em outras áreas.

Quando se está envolto nas possibilidades do marketing, por vezes nos perdemos em meio a tantas opções e não sabemos qual delas é a melhor.

o quão incrível seria, então, se tivéssemos uma ferramenta que indica a melhor escolha para o seu cliente em específico, te ajudando a poupar tempo, dinheiro e esforço?

É exatamente isso que a persona faz!

E agora que já temos essas definições bem definidas, o que acha de aprender a fazer sua própria persona em apenas 4 passos simples? Vamos te ensinar tudo o que precisa para arregaçar as mangas e conhecer seu público ainda hoje!

Boa leitura!

Como fazer uma persona em 4 passos?

O primeiro passo para se construir uma persona que vá espelhar seu público é conhecer os seus clientes!

Como dissemos, a persona é uma representação do seu consumidor ideal, logo precisamos nos basear inteiramente nele e em como ele age para que nosso personagem fictício realmente possa ser útil e representativo.

Para isso há apenas uma opção: buscar por dados!

Há diferentes maneiras de se ir atrás de dados do seu público. Ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, são muito úteis para isso, já que te ajudam a compreender não apenas quem é o consumidor, mas como ele age.

Utilize o método que preferir para esse processo, e uma vez com os dados em mãos é hora de ir atrás de um template de persona.

Existem vários disponíveis pela internet, mas te aconselhamos a usar esse do ZMOT Institute, já que ele vai trazer uma gama mais completa de informações pertinentes.

O passo três é preencher a tabela em questão. para isso basta ir cruzados dados que você adquiriu com os diferentes campos da tabela. Alguns deles são:

  • Objetivos
  • Dores
  • Necessidades
  • Storytelling
  • Marcas que admira
  • Canais de comunicação que mais usa
  • Interesses
  • Objeções
  • Argumentos

Assim que tudo estiver em seu devido lugar, chegamos ao passo quatro que é o refinamento dessa sua persona.

Da mesma forma como qualquer pessoa por aí, a persona também evolui e se altera com o passar dos anos. Pense nela como uma estrutura quase viva, que pode sofrer influências e mudanças.

Desse modo, é essencial que sempre se revisite a persona para garantir que ela está alinhada com o seu público. Adicionar mais dados também é importante, pois assim você será capaz de refinar esse personagem com ainda mais precisão!

Conclusão

Desenvolver a persona ideal da sua empresa é um passo que não pode faltar para quem deseja criar um negócio escalável e com foco total nos clientes.

Por mais complicado que pareça e detalhista que seja, estruturar uma boa persona vai te poupar tempo, dinheiro e esforço no futuro, indicando com exatidão os melhores caminhos que devem ser tomados com as suas estratégias para atingir e converter o seu público.

Vale lembrar que uma empresa não precisa ter apenas uma persona. Entre 2 e 4 é o número ideal para cobrir todas as nuances dos seus clientes.

E agora que já sabe tudo o que precisa, o que está esperando para preparar sua persona?

Fonte: administradores

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