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Design Comportamental e Nudges

Design Comportamental e Nudges

19 de fevereiro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Entenda como suas decisões estão sendo influenciadas.

Chegamos à década das ciências comportamentais. Dez anos atrás, você poderia imaginar o papel de um diretor comportamental em uma organização? Sem chance. Hoje, é uma vantagem competitiva distinta.

O modelo antigo de gestão, baseado na revolução industrial, foca na praticidade do ambiente de trabalho e na utilidade dos produtos. Quem continuar pensando assim, estará um passo atrás de empresas que já começam a usar o poder do Big Data para entender o comportamento dos seus clientes e desenhar toda sua Engenharia de Vendas, baseadas nisso.

Primeiro, vamos aos conceitos:

Design Comportamental (behavioral design) é uma metodologia que aplica mudanças em processo de várias naturezas, isto é, um conjunto de métodos para desenvolvimento de produtos, serviços, etc. que utiliza o conhecimento da ciência comportamental para influenciar o comportamento humano por meio da persuasão.

Nudges (também conhecido como Arquitetura das escolhas) é a organização do ambiente e contexto no qual as pessoas tomam decisões, para “melhorar” suas decisões, e consequentemente, sua produtividade, prosperidade e bem-estar para eles próprios, e para a sociedade como um todo.

Mas você sabe que mudar um comportamento é uma tarefa extremamente difícil. Só quem experimentou tentar se alimentar melhor, fazer mais exercícios, parar de beber ou tentou mudar qualquer outro tipo de hábito, sabe que a tendência é sempre sabotar nossos esforços e procrastinar.

O erro mais comum que cometemos quando tentamos influenciar mentes e moldar o comportamento é pensar de dentro para fora. Tomamos os benefícios de nosso produto ou serviço como nosso ponto de partida e tentamos descobrir como podemos apresentar esses benefícios de forma que as pessoas percebam o valor do que temos a oferecer.

O Design Comportamental funciona ao contrário. Tomamos o humano por trás do cliente como nosso ponto focal, e tentamos descobrir o que esse humano precisa para ter sucesso, quais angústias, dúvidas, preconceitos ou maus hábitos ele mantém, que o impedem de abraçar o comportamento desejado, ou quais dores ou frustrações que poderíamos resolver para ele.

O Design Comportamental combina Psicologia, Design thinking, Tecnologia e Métodos Criativos para descobrir por que as pessoas fazem as coisas que fazem e descobrir por meio da experimentação, como ativá-las para mudar seu comportamento. As aplicabilidades podem ser inúmeras, como:

  • comportamento do cliente (produto, marketing, vendas)
  • comportamento cidadão (governo/ sociedade)
  • comportamento financeiro (independência financeira)
  • auto-aperfeiçoamento (desenvolvimento pessoal)
  • comportamento da equipe (design organizacional)

O primeiro sistema é automático, rápido, instintivo e inconsciente. É nele que processamos coisas do cotidiano como dirigir um carro numa estrada vazia, sentir medo em uma turbulência ou sorrir quando vemos um filhote de cachorro. Já o segundo sistema é mais lento, lógico, consciente e utilizamos quando precisamos fazer contas, tomar decisões mais complexas ou prestar atenção em coisas importantes.

Costumamos utilizar muito mais o sistema 1, somos seres movidos frequentemente por decisões e comportamentos instintivos. Sabendo dessa tendência, podemos utilizar do Design comportamental para criar nudges simples, baratos e escaláveis que são, de longe, mais efetivos e direcionarão nosso usuário ou consumidor a agir na direção que planejamos.

O número de aplicações do Behavioral Design Thinking é infinito e ele pode ser vetor de grandes mudanças. Porque, no final das contas, a maioria das coisas que fazemos como seres humanos visa influenciar o comportamento dos outros, mas claro, sempre de forma ética.

Fonte: administradores.com

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