Se você já precisou desenvolver um site, com certeza os nomes Design Responsivo e Mobile First não são estranhos para você. E, não, eles não significam a mesma coisa. Embora os dois termos tenham a ver com dispositivos móveis, a forma com que são criados e estruturados são bem diferentes.
O que é Design Responsivo?
Design Responsivo é uma técnica de estruturação do layout de um site adaptado para acompanhar tamanhos e formatos em que ele está sendo visualizado. Ou seja, a sua resolução em smartphones ou tablets, manterá a mesma coesão e qualidade independentemente do dispositivo ser acessado por desktop ou mobile.
Embora tenha a ver com a aparência de uma página, a técnica não visa apenas a adaptação de layout em telas, mas, sim, em proporcionar uma boa utilização, experiência, e, sobretudo, total entendimento do site em questão.
O que é Mobile First?
Já no Mobile First, o projeto consiste em fazer a criação de websites primeiro em dispositivos mobiles, para depois adaptar para desktops e outras plataformas. Afinal, o seu nome já diz “móvel primeiro”. Focado na arquitetura, esse conceito surgiu devido às telas dos celulares terem se transformado no principal dispositivo para acesso dos sites pelos usuários.
Design Responsivo X Mobile First, qual é melhor?
As duas maneiras possuem muitas qualidades. Abaixo selecionamos as principais vantagens de cada uma delas. Confira!
Vantagens de utilizar Design Responsivo
Vantagens de utilizar Mobile First
Conclusão
Depois de analisar as principais vantagens de cada um, você consegue perceber qual proposta é melhor para cada tipo de empresa? Podemos concluir que: entre responsivo e mobile, a versão mobile é uma ótima opção para portais e sites que têm sistemas ou funcionalidades específicas que não podem funcionar da mesma forma que em desktops.
Já o responsivo, é bom para sites que não tem alguma funcionalidade que pode ser utilizada em telas grandes. Além do conteúdo ser mais fácil de ser trabalho para diferentes dispositivos, nenhuma informação é perdida quando alterado para determinados formatos.
Na verdade, não existe melhor ou pior, existem duas maneiras, cada uma com suas qualidades, de proporcionar uma boa experiência aos seus usuários.
Fonte: Agência Mestre