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Design responsivo x mobile first: principais vantagens e características

Design responsivo x mobile first: principais vantagens e características

1 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Se você já precisou desenvolver um site, com certeza os nomes Design Responsivo e Mobile First não são estranhos para você. E, não, eles não significam a mesma coisa. Embora os dois termos tenham a ver com dispositivos móveis, a forma com que são criados e estruturados são bem diferentes.

O que é Design Responsivo?

Design Responsivo é uma técnica de estruturação do layout de um site adaptado para acompanhar tamanhos e formatos em que ele está sendo visualizado. Ou seja, a sua resolução em smartphones ou tablets, manterá a mesma coesão e qualidade independentemente do dispositivo ser acessado por desktop ou mobile.

Embora tenha a ver com a aparência de uma página, a técnica não visa apenas a adaptação de layout em telas, mas, sim, em proporcionar uma boa utilização, experiência, e, sobretudo, total entendimento do site em questão.

O que é Mobile First?

Já no Mobile First, o projeto consiste em fazer a criação de websites primeiro em dispositivos mobiles, para depois adaptar para desktops e outras plataformas. Afinal, o seu nome já diz “móvel primeiro”. Focado na arquitetura, esse conceito surgiu devido às telas dos celulares terem se transformado no principal dispositivo para acesso dos sites pelos usuários.

Design Responsivo X Mobile First, qual é melhor?

As duas maneiras possuem muitas qualidades. Abaixo selecionamos as principais vantagens de cada uma delas. Confira!

Vantagens de utilizar Design Responsivo

  • diminui a taxa de rejeição — a quantidade de usuários que entram e saem de um site diminui quando adaptado a um Design Responsivo;
  • aumenta vendas — embora muitos brasileiros (36% segundo o relatório Digital, Social & Mobile 2015) ainda prefiram fazer compras por desktops, as vendas pelos dispositivos móveis vem crescendo a cada dia;
  • fácil compartilhamento de informações — uma pessoa que possui um smartphone em suas mãos, quando gosta de um assunto,deseja compartilhar com sua rede de amigos, podendo ser por conversas ou redes sociais, no Design Responsivo você possui essa possibilidade de compartilhamento;
  • melhor rankeamento no Google — o Google favorece, em questões de rankeamento, sites que possuem versões adaptadas para o Design Responsivo.

Vantagens de utilizar Mobile First

  • melhor rankeamento no Google — a empresa anunciou em março de 2018 que o rankeamento na plataforma seguiria o conceito de Mobile First, ou seja, sites que utilizam dessa técnica são melhores posicionados pelo buscador;
  • melhor experiência ao usuário — o Mobile First garante uma experiência completa, informativa e mais agradável aos olhos, pois os desenvolvedores optam por colocar as principais informações a serem exibidas;
  • mais credibilidade aos usuários e a outras marcas — em vista que é um conceito inovador, tanto os clientes quanto os concorrentes de mercado irão analisar que a empresa em questão está preocupada em proporcionar uma melhor visita e processo de informações aos seus consumidores;
  • mais rápido e imediato — nos dispositivos móveis tudo deve ser mais rápido para otimizar o tempo dos usuários, e é exatamente isso que uma página criada por Mobile First faz.

Conclusão

Depois de analisar as principais vantagens de cada um, você consegue perceber qual proposta é melhor para cada tipo de empresa? Podemos concluir que: entre responsivo e mobile, a versão mobile é uma ótima opção para portais e sites que têm sistemas ou funcionalidades específicas que não podem funcionar da mesma forma que em desktops.

Já o responsivo, é bom para sites que não tem alguma funcionalidade que pode ser utilizada em telas grandes. Além do conteúdo ser mais fácil de ser trabalho para diferentes dispositivos, nenhuma informação é perdida quando alterado para determinados formatos.

Na verdade, não existe melhor ou pior, existem duas maneiras, cada uma com suas qualidades, de proporcionar uma boa experiência aos seus usuários.

Fonte: Agência Mestre

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