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Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: como cuidar e proteger os colaboradores da sua empresa?

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: como cuidar e proteger os colaboradores da sua empresa?

2 de maio de 2023 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Entre os anos de 2020 e 2021, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou um aumento de 30% no número de acidentes de trabalho: ao todo, foram registrados 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) em 2021. Entre 2012 e 2021, foram 22,9 mil óbitos e 6,2 milhões de CATs no mercado formal de trabalho brasileiro.

É importante lembrar que empresas que demonstram preocupação com a saúde e segurança de seus colaboradores criam um ambiente de trabalho mais agradável e confortável, contribuindo para a redução do absenteísmo e rotatividade no quadro de funcionários. Isso significa que os trabalhadores tendem a ficar mais tempo na empresa e são menos propensos a faltar ao trabalho, o que beneficia a produtividade e estabilidade do negócio.

O médico André Luis Gomes, co-fundador do Norden Hospital, explica que em qualquer ambiente de trabalho, a valorização do trabalhador é crucial, e por isso as empresas que desejam prosperar devem estar atentas a essa questão. “É fundamental conscientizar-se sobre os potenciais efeitos negativos que o trabalho pode causar à saúde do colaborador, considerando que este passa a maior parte do dia no ambiente de trabalho. Investir na saúde dos trabalhadores tem um impacto positivo no desenvolvimento e na motivação da equipe, uma vez que um funcionário satisfeito tende a ser mais proativo e apresentar melhor desempenho no dia a dia.”

É justamente por isso que especialistas da área médica recomendam ações de saúde ocupacional, ramo da medicina que é obrigatório dentro das empresas, independentemente do porte. Outra recomendação é investir em treinamentos técnicos e comportamentais.

“O treinamento deve ser entendido como um meio eficaz para desenvolver competências específicas nos colaboradores e torná-los mais produtivos, reduzir o absenteísmo e orientá-los a cuidar da saúde. Algumas ações internas como a orientação de uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), treinamentos para os trabalhadores que desenvolvem atividades laborais em espaço confinado, em altura e operadores de máquinas são de extrema importância para garantir a proteção da equipe”, ressalta André Luis.

Outra medida importante, segundo o especialista, é a criação de programas de saúde ocupacional, que visam acompanhar a saúde dos colaboradores e identificar possíveis problemas. “O propósito da promoção da saúde é instruir os trabalhadores a adotar hábitos de vida saudáveis, ao passo que a prevenção busca minimizar o risco do desenvolvimento de doenças e outras patologias graves. Ao investir em medidas de prevenção, como treinamentos, orientações e aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), a empresa pode aumentar a eficiência operacional, evitar despesas médicas decorrentes de tratamentos ou afastamentos, e ainda melhorar sua imagem perante a sociedade”.

Antonio Pinotti, diretor executivo do Norden Hospital e especialista em planos de saúde, explica que as vidas perdidas e sequelas permanentes são algumas das preocupações com as quais famílias e empresas precisam lidar diante da falta de investimento na prevenção e segurança no trabalho. “O cuidado com a saúde e bem-estar dos colaboradores deve ser uma das principais preocupações das empresas. Um bom Plano de Saúde, com assistência integral, inclusive odontológica, é indispensável, tanto para empresas de grande, quanto para empresas de pequeno porte”.

Além disso, Antônio reitera a importância de atuar na promoção da saúde ocupacional e segurança no trabalho, incentivando hábitos saudáveis e realizando campanhas de conscientização sobre a importância do planejamento para a longevidade. “Tudo isso contribui para um lugar mais estável, seguro e produtivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a alcançar seus objetivos profissionais e pessoais”, explica.

Fonte: Mundo RH

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