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Dicas essenciais para abrir um e-commerce de sucesso

18 de julho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Nos últimos 5 anos, houve um crescimento súbito no surgimento e no crescimento dos e-commerces, os quais são chamados também de lojas virtuais no Brasil. Como o próprio nome diz, uma loja virtual é uma loja dentro da internet, ou seja, totalmente digital.

Há dois modelos de negócios principais nesse segmento, o primeiro é quando a loja física também apresenta uma loja virtual, e o segundo é quando somente existe a loja virtual. Esses modelos podem funcionar bem dependendo do mercado de atuação das lojas e há vários fatores que determinam o sucesso de um e-commerce. No Brasil, grande parte das lojas físicas de grande destaque passou a ter também loja virtual, tal como Lojas Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza. Sendo que elas estão entre os e-commerces mais bem-sucedidos do Brasil.

Hoje, cada vez mais as pessoas estão realizando grande parte das suas compras online, já que isso traz muito mais praticidade e mais comodidade para os seus dia-a-dias agitados e corridos. Com alguns toques no celular é possível comprar praticamente tudo e pagando com diversos métodos de pagamentos e opções de delivery. Dá para pagar com paypal, por exemplo, e também ter um delivery em poucas horas, duas vantagens do mundo das compras digitais.

Ao mesmo tempo em que há cada vez mais interesse em negócios virtuais, há também mais competitividade, o que é positivo para os consumidores e os clientes, os quais são expostos a melhores condições de compras e podem fazer melhores escolhas de como querem gastar o seu dinheiro.

O mercado consumidor para as lojas virtuais é extremamente aquecido, mas a competição é alta, por isso não é uma tarefa fácil estabelecer um comércio eletrônico bem-sucedido, atraindo e, mais importante, fidelizando clientes enquanto se destaca dos seus competidores. Alguns casos de sucesso são a gigante chinesa Aliexpress e a gigante americana Amazon, as duas se tornaram muito mais do que lojas virtuais, mas sim mercados online, trazendo várias lojas dentro dos seus sites e oferecendo praticamente todo o tipo de produto que se possa imaginar e desejar.

Indo em outra direção, há e-commerces altamente especializados e que encontram um nicho bem definido para ser bem-sucedidas. Um desses casos é a americana Etsy, a qual foi lançada há quase 15 anos para ser uma plataforma de venda a artistas e hoje é a principal referência em produtos artesanais.

Ou seja, há inúmeros casos de sucesso de empresas que estão dando supercerto no meio online. Para que um e-commerce seja bem-sucedido há alguns pontos básicos:

  • A loja precisa trazer uma boa experiência para usuário, ou seja, uma excelente navegação confiável utilizando as ferramentas e as aplicações mais modernas da atualidade,
  • A loja também precisa funcionar em todos os dispositivos móveis apresentando até mesmo um aplicativo próprio,
  • A loja deve trazer preços competitivos com mais vantagens do que as lojas físicas através de vários tipos de descontos,
  • A loja deve oferecer também vários métodos de pagamento e um delivery rápido,
  • A loja deve ter um excelente marketing digital trabalhando nas redes sociais e no SEO,
  • Por fim, a loja precisa ter uma cadeia de suprimentos estável e segura para fornecer os produtos que os seus clientes esperam.

Esses são alguns pontos importantes que vão fazer um e-commerce se destacar dos outros. Os produtos vendidos têm um papel fundamental, já que eles são os protagonistas de toda a venda. Antes de pensar em abrir um e-commerce é importante entender o que se quer vender, com um bom produto é preciso seguir trabalhando nos diversos segmentos citados acima.

Fonte: Sobre administração
Imagem: Projetado pelo Freepik

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