Três dicas rápidas que vão entregar mais assertividade ao seu processo comercial.
Este ano lançamos o Panorama de Vendas, a maior pesquisa do universo de vendas, feita pela RD Station e respondida por mais de 1.600 profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos. E na pesquisa identificamos que 94% dos profissionais da área de vendas concordam que seus resultados dependem de um processo bem estruturado, porém apenas 31% disseram ter um processo previsível, escalável e sustentável.
Aprofundando um pouco mais na pesquisa, vemos uma tendência no alinhamento entre marketing e vendas, mas apenas 38% das empresas fazem reuniões periódicas entre os setores, o que traz dificuldades para as operações.
Não ter uma reunião periódica é assumir que as áreas não estão alinhadas, afinal como você consegue direcionar as campanhas de marketing para melhores oportunidades se você ainda não sabe quais são as melhores oportunidades?
É necessário que as áreas se juntem e planejem, analisem e assumam responsabilidade pelo processo todo de forma unificada. Assim, conseguem identificar as ações que causam mais impacto nos resultados, adaptar o melhor discurso para o time de vendas e garantir melhores resultados.
1. Uma abordagem mais assertiva
Sabemos que uma das mais antigas técnicas de vendas é você individualizar a sua abordagem, ou seja, fazer com que seu cliente se sinta único e exclusivo. Chamamos essa técnica de pessoalidade ou individualização, onde mostramos ao cliente o que ele precisa de acordo com as suas necessidades.
2. Um processo mais rápido e assertivo na distribuição de oportunidades
Qual pessoa gestora de vendas não se preocupa com “o próximo da vez” na fila de distribuição de oportunidades? Pois então, as filas de distribuição são um sistema de organização de vendas nas equipes, sejam elas onlines ou offlines.
Além de ser um sistema de organização, as filas de distribuição de oportunidades garantem que a pessoa a ser atendida seja abordada de maneira rápida – a maior parte dos estudos de marketing e vendas inclusive apontam que as taxas de conversão aumentam quando a abordagem ocorre em menos de 48 horas.
3. Garantir que o seu SLA de vendas e marketing esteja alinhado
Imagina que você atue somente na cidade de Florianópolis, você abre o cadastro da sua oportunidade, abre seu whatsapp e envia aquele seu pitch matador, iniciando assim um processo de vendas. Mas ao longo da conversa você descobre que a pessoa que você está conversando é de São Paulo. Isso às vezes acontece, não é mesmo?
Por isso, manter um SLA de vendas alinhado é esforço contínuo de troca de informações: leads sendo gerados no marketing, envio de oportunidades para o CRM e devolução de informações para o marketing.
Fonte:Blog da RD