De máquinas de impressão a animais de estimação, são muitos os motivadores da distração nos novos ambientes de trabalho
Teclados sendo batidos freneticamente. Gargalhadas. Sons da máquina de impressão e de café. Quais destes fatores mais derrubam a produtividade dentro de um ambiente de trabalho? Apesar de ser uma resposta muito pessoal, a dúvida motivou um grupo de estudiosos da companhia FutureWorkplace, em parceria com fabricante de materiais de escritório Poly, a elaborar um estudo que analisa os principais motivadores da distração nos espaços de trabalho.
O excesso de estímulos sonoros muita vezes causa confusão e a perda de foco nas atividades. Mais do que incomodar, esses fatores podem causar distrações e a redução da produtividade. Por essa razão, aquele colega que fala alto no telefone está no topo da lista de inconveniências, acompanhado dos toques de telefone e pequenas celebrações. No final deste texto você vê a lista com as maiores causas de distração.
Para 76% dos entrevistados, uma conversa de telefone em volume muito alto é a principal distração no ambiente de trabalho, classificada como incômodo moderado, alto ou muito alto. No entanto, de acordo com a pesquisa, a poluição sonora não é a única responsável pela falta de concentração: até mesmo a temperatura inapropriada de um ar-condicionado é suficiente para atrapalhar a execução de tarefas, relata o Quartz.
A tendência crescente no mundo do trabalho que consiste em incluir a presença de animais de estimação no escritório também parece ter suas desvantagens. Trazer seus pets para o trabalho parece estar criando uma distração em 46% dos funcionários.
Em relação às crianças, mais da metade dos entrevistados (53%) alegou ficar distraído com a presença delas no escritório. Ao todo, 5.150 funcionários participaram do levantamento. Um dos critérios para a seleção dos entrevistados era trabalhar presencialmente no escritório por, no mínimo, três dias na semana.
As interrupções parecem ser um problema recorrente apontado por quem trabalha em espaços abertos e compartilhados. Recentemente, uma pesquisa da universidade de Harvard mostrou que escritórios abertos estimulam o isolamento, a redução da colaboração e exercício da criatividade. Entretanto, apenas 61% dos entrevistados disseram trabalhar em ambientes abertos. Uma estatística bem menor do que os 98% que disseram se sentir abstraídos de maneira geral.
Veja abaixo a seleção das distrações apontadas como mais nocivas, de acordo com a pesquisa:
Fonte: Época Negócios
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