Please enable JS

Blog

equipe

Empresa com propósito = fonte que mobiliza pessoas

11 de junho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Não é de hoje que sabemos que o lucro a qualquer custo não comove mais os profissionais, as gerações precisam cada vez mais de um propósito para se engajar e seguir, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Atualmente, a questão financeira é substituída pelo resultado da geração de valor econômico, social e ambiental, surgindo assim a necessidade de conexões entre a empresa, o colaborador e a sociedade onde está inserida.

O propósito dentro de uma narração simples e clara é a razão de existir da empresa, ao contrário do que muitos pensam, o propósito, não é a missão, visão e valores — como muitos traçam superficialmente para “cumprir tabela”. Empresa com propósito tem um impacto positivo no mundo e surge como um novo padrão para engajamento dos colaboradores da empresa.

Diante de um mundo em constante evolução, informação, impacto e mudanças a cada geração, o propósito se apresenta como o modo único e autêntico por meio do qual a empresa fará a diferença, representando, assim, o que a empresa é para si, para os colaboradores, consumidores dos serviços e/ou produtos e a sociedade.

Agora você percebe o quão valoroso o propósito é?

Quando se fala em propósito dentro das empresas, geralmente o próprio colaborador ou diretor tenta encontrar uma resposta mirabolante, fantástica, inatingível e desconexa com a realidade. O propósito é tão simples, pois só significa o objetivo real da empresa. Por exemplo, a Disney tem como propósito encantar as pessoas; o da Coca-cola é refrescar o mundo e inspirar momentos de otimismo e felicidade; o da Red Bull é revitalizar corpo e mente. Veja que não é nada de outro planeta, mas a alma da empresa. Assim o colaborador começa a compreender que além de trabalhar e ser remunerado, ele também consegue impactar positivamente a sociedade onde vive.

A partir desse primeiro ponto, começa a mudança de consciência dentro das empresas, claro que a longo prazo. Começa aí a mobilização dos colaboradores em prol do negócio; sabe quando dizem que o fulano “vestiu a camiseta”? É exatamente esse o sentimento que desperta nas pessoas. O propósito cria a identidade, aumenta a confiança e a credibilidade na empresa, e esta imagem, obviamente, reflete fora do ambiente empresarial. Reflete na sociedade. Quando começa essa mudança de consciência, muda a imagem, o clima de trabalho e também a satisfação de quem faz parte do projeto. O propósito é uma fonte inesgotável que mobiliza os colaboradores, por isso de nada adianta contratar o melhor consultor, psicólogo, analista, administrador, se não se sabe o propósito de existência daquela empresa.

Algumas perguntas são simples, porém poderosas na hora de refletir sobre o propósito da sua empresa. São elas: qual seu objetivo? Para que existe a empresa? Qual o princípio? Para o que está trabalhando? Qual a importância do negócio para as pessoas? Que soluções a empresa oferece? O que as tarefas envolvem?

Acredito no propósito como o ponto de partida para alcançar os resultados desejados pela empresa. A resposta para essas perguntas ajudará você a chegar à alma do negócio, mobilizando e inspirando pessoas. Experimente começar agora.

Fonte: Administradores
Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

Inovação

Inovação precisa ser simples para gerar impacto real

25 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como estruturar uma rotina produtiva no trabalho remoto passo a passo

23 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Organização pessoal e gestão do tempo: 5 dicas para otimizar

Cuidar de quem cuida: a importância da saúde emocional do RH

13 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Profissionais 50+ voltam com toda força ao mercado de trabalho

12 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Pix bate novo recorde de transações diárias, com 73 mi de transferências

Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

11 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Confira habilidades importantes para o desenvolvimento profissional

Desenvolvimento Profissional: como impulsionar o crescimento das equipes

10 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc