Vertical Connect, sediada em Fortaleza, trabalha em três modelos de carro voador voltados para serviços de polícia, ambulância e bombeiros
Enquanto muitas empresas aguardam os carros voadores para ampliar serviços de táxi aéreo, a Vertical Connect visa dar asas aos serviços essenciais de segurança e saúde. Sediada em Fortaleza (CE), a companha está preparando modelos de eVTOL (veículos elétricos de decolagem e pouso verticais) para serem utilizados como ambulâncias, viaturas de polícia e até caminhões de bombeiros voadores.
A Vertical Connect é a startup cearense responsável pelo Gênesis-X1, um dos eVTOL desenvolvidos no Brasil. Assim como a Eve Air Mobility — subsidiária da Embraer — a empresa de Fortaleza planeja apresentar os próprios veículos ainda este ano, com previsão de lançá-los em 2026.
Os carros voadores autônomos que devem servir para ambulância, polícia e bombeiros estão em fase de projeto e só deve sair do papel nos próximos meses. Porém, a empresa detalha no site oficial as especificações técnicas de cada um deles:
Gênesis-GX-P
Projetado para otimizar o policiamento em grandes áreas urbanas, o Gênesis-GX-P é o carro voador de polícia. Ele se parece com um drone gigante e ainda conta com câmera 4K de monitoramento online. Com velocidade máxima de 130 km/h, o veículo aguenta 60 minutos de voo.
O destaque fica para o conjunto de oito hélices que faz a propulsão vertical do veículo, que se move como um helicóptero. Existe a possibilidade de levar passageiros, mas a ideia é pilotar a aeronave de forma autônoma — ou seja, sem piloto.
Gênesis-GX-H
Para atuar como uma ambulância aérea, a Vertical Connect conta com o Gênesis-GX-H, que deve aparecer em emergências. A empresa espera garantir mais agilidade e eficiência em regates e transportes médicos. Assim como o modelo anterior, o veículo atinge até 130 km/h, com 60 minutos de voo.
O diferencial desse eVTOL é o sistema de proteção ao redor das hélices e motores que garante mais segurança durante voos, decolagens e pousos. A aeronave tem oito hélices, assim como capacidade para uma maca hospitalar, e deve atuar de forma exclusivamente autônoma.
Gênesis-GX-F
Visando o corpo de bombeiros, a empresa cearense prepara o Gênesis-GX-F. A ideia é fazer o carro voador operar no combate a incêndios florestais e urbanos. Além de transportar até dois passageiros, a aeronave conta com um reservatório para até 200 litros de água e um canhão para disparar o líquido.
No quesito velocidade máxima e autonomia, o padrão se repete: até 130 km/h e 60 minutos. Assim como os demais modelos, existem oito hélices e motores elétricos para locomoção.
Os eVTOLs em estado avançado da Vertical Connect
Além do carro voador de polícia e dos demais projetos citados acima, a Vertical Connect tem dois modelos de aeronaves em estado avançado que, inclusive, têm presença confirmada na feira Expo eVTOL, que acontece este mês, em São Paulo (SP).
Um dos eVTOLs prontos para voar é o Gênesis-GX-1 (antigo Gênesis-X1), que serve para transportar passageiros e pode voar de forma autônoma — ou seja, sem piloto. Com velocidade máxima de 130 km/h, a aeronave pode voar por até 60 minutos utilizando apenas uma carga da beteria.
Já o segundo modelo é o Gênesis-GX-AB. Com aplicação voltada para áreas rurais, o veículo será utilizado por agricultores e pecuaristas em atividades cotidianas, como irrigação de plantações. Sem capacidade para tripulação, o eVTOL pode carregar até 420 litros de insumo e voar por até 40 minutos a 130 km/h.
Vertical Connect trabalha em 6 eVTOL e prepara expansão para Europa
Ao todo, a Vertical Connect conta com seis modelos de eVTOL em produção. Além das aeronaves citadas acima, a empresa ainda conta com um projeto de veículo para o setor de logística: o Gênesis GX-L. A ideia é utilizá-lo para entregar e transportar diversos tipos de produtos e alimentos.
Ainda em junho deste ano, a empresa cearense irá inaugurar uma filial em Portugal para atender o setor agrícola europeu. A estreia vai acontecer durante a Feira de São Pedro. Atualmente, pelo menos três empresas já demonstraram interesse em cada um dos eVTOL da Vertical Connect.
Fonte: Giz Modo