Não é de hoje que o engajamento das pessoas é um desafio. Seja em qualquer vertente: estratégia, liderança, qualidade, segurança, cultura organizacional, enfim, em todos esses temas, só se obtém sucesso quando há o engajamento das pessoas.
Nesse contexto, o terceiro Princípio de Gestão da Qualidade: engajamento das pessoas, torna-se muito relevante.
Então, seguindo a série de artigos sobre: Os 7 princípios de Gestão da qualidade, hoje vamos explorar o 3º princípio e entender como ele pode contribuir para estimular o engajamento das pessoas na organização.
Primeiramente vamos a definição de engajamento. E quero trazer tanto o que diz a norma ISO 10018, que aborda diretamente o engajamento, como também a ISO 9000, fundamentos e vocabulários.
Definição de engajamento da ISO 10018:2020 – Orientações para engajamento das pessoas
A Norma ISO 10018: 2020, que traz Orientações para o engajamento das pessoas, define engajamento como:
“O envolvimento das pessoas é o compromisso emocional que as pessoas têm com a organização e seus objetivos. Esse comprometimento emocional significa que as pessoas envolvidas realmente se preocupam com seu trabalho e sua organização. Eles não trabalham apenas com um salário ou apenas na próxima promoção, mas trabalham em direção aos objetivos da organização. Quando consideramos o envolvimento com a qualidade, é uma extensão desse compromisso emocional.” não trabalham apenas com um salário ou apenas na próxima promoção”
Observe que a norma estabelece que os colaboradores não se motivam exclusivamente por salários ou promoções. E que o comprometimento emocional que eles têm com a organização e seus objetivos é essencial para que se sintam engajados em suas atividades.
Esse é um motivo forte pelo qual o engajamento deve ter a sua atenção e sua energia. É preciso trabalhar para que o engajamento aconteça.
A ISO 9000 traz no item 2.3.3.1 a seguinte declaração:
“Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.”
Veja que a norma enfatiza que pessoas competentes, empoderadas e engajadas tendem a entregar mais valor, e isso se aplica a todos os níveis de colaboração dentro da empresa, não apenas à Alta Gestão.
Ou seja, a norma reconhece a importância de engajar todas as pessoas envolvidas no processo, desde o estagiário até a Alta Gestão, para obter melhores resultados. E mais, é importante lembrar que o papel da liderança é fundamental para criar condições para o engajamento das pessoas.
Fonte: Blog da Qualidade