Esses dias atrás li o livro “Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir” de Simon Sinek, que afirmava o seguinte: quando você é motivado pelo porquê, o sucesso simplesmente acontece. Engajamento com um “por quê”?! Na hora achei ‘balela’, mas hoje a frase fez sentido
Resumindo o contexto do livro
Em seu livro, Simon Sinek conta que estudando sobre líderes com alto poder de influência pelo mundo, observou que todos se comunicam exatamente da mesma forma. E tudo isso gira em torno do “Porquê”.
Ele destaca ainda que as grandes empresas não contratam pessoas qualificadas e as motivam, pelo contrário elas contratam pessoas já motivadas e as inspiram.
Em contrapartida, quando essas pessoas motivadas são direcionadas a fazer algo que elas não acreditam e não fazem sentido para elas, a tendência é que essas deixem o trabalho para ir em busca de algo que as envolvam.
Resumindo meu contexto
Fui designada a construir um material com conteúdo sobre planejamento estratégico, inclusive em breve compartilharemos, mas enfim, até aqui tudo bem, então minha líder me incumbiu de levantar um possível conteúdo para discutirmos o que iria para esse tal material.
Esse era um desafio que certamente daria um up no meu ânimo. Mas isso não aconteceu, pelo menos não de imediato, e eu vou explicar o porquê.
No primeiro momento estava focada no que fazer e como fazer. Então eu vi o desafio como algo mecânico que seria apenas mais um conteúdo.
Mas o que tudo isso tem a ver com engajamento?
Esta palavrinha “porque” é de fato a “cereja do bolo” de qualquer projeto, e eu consegui enxergar isso quando minha líder me chamou para fazer o PAS (Planejamento Ágil de Significado) desse material.
De cara ela me perguntou, por que devemos fazer esse conteúdo? E na sequência vieram outras perguntas como por exemplo:
Sabe aquela frase “meus olhos brilharam”, é isso deve ter acontecido no momento que comecei a responder as perguntas.
Então te pergunto, você consegue entender a influência que esses porquês tiveram para mim? Posso afirmar que responder essas perguntas foi libertador, sai da linha de raciocínio: “o que escrever?” Para:
Ao obter as respostas para os porquês a construção do conteúdo começou a fazer mais sentido, com isso as ideias referentes ao conteúdo a ser escrito começaram a surgir espontaneamente.
O engajamento começa com o “por quê”!
Enquanto um colaborador tiver claro o porquê da execução de suas tarefas e de sua contribuição com a empresa e a sociedade, ele se sentirá engajado e não medirá esforços e energia para realizar suas tarefas.
Pois, conforme surgem os resultados, a produtividade se acentua e o profissional fica mais motivado por encontrar na organização uma visão alinhada aos seus princípios.
E ainda como o livro traz:
“Quando as pessoas dentro da empresa sabem por que vão trabalhar, as pessoas de fora da empresa têm muito mais probabilidade de entenderem por que a empresa é especial.”Fonte: blog da Qualidade