Ao criar um negócio ou repensar as ações de marketing de uma empresa, é preciso passar pela definição do público-alvo. Porém, nos últimos anos as marcas têm se atentado para uma nova modalidade técnica para conhecer melhor o cliente, a criação de uma persona. Confira nosso conteúdo de hoje e entenda melhor a diferença entre público-alvo e persona e como ambos podem ser vantajosos para sua companhia.
O público-alvo é utilizado para fazer a definição socioeconômica do consumidor para iniciar uma campanha de marketing. Dessa forma, traz informações bem amplas como gênero, idade, estado civil, formação escolar, hábitos de compra, além da profissão e região do país onde mora.
Mais complexa: persona traz informações além do público-alvo
Com as redes digitais e o alto volume de dados que as empresas podem ter em mãos para trabalhar, surgiu a persona, que se trata de uma estruturação mais complexa em relação ao público-alvo, já que é o perfil do cliente ideal. Desse modo, além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona é possível encontrar: nome fictício, breve história sobre o cotidiano da persona, estilo de vida, redes sociais favoritas, bem como valores pessoais, hobbies, dúvidas e ambições.
Público-alvo
Exemplo de persona
Márcia tem 37 anos, ganha entre R$ 10 mil e R$ 20 mil e trabalha como gerente de RH em uma empresa de tecnologia de médio porte em São Paulo. Em seu dia a dia, enfrenta as dificuldades de muito trabalho para um time de apenas 1 colaborador e 1 estagiário. É casada, tem um filho pequeno que acabou de entrar para a escola e suas redes sociais favoritas são o Facebook e o Instagram para a vida social e o LinkedIn para recrutar profissionais e acompanhar as notícias do seu setor. Gosta de viajar com a família e ir a concertos aos fins de semana.
Quais são os benefícios e quando usar a persona?
Assim, ao criar uma conexão mais próxima com o cliente, a marca compreende melhor suas necessidades e consegue assim adotar uma linguagem específica para se comunicar com ele, entender quais redes sociais vale o investimento em anúncios, escolher o melhor momento para oferecer um produto novo, bem como estilo e periodicidade de e-mail marketing.
Com isso, o marketing da sua empresa fica mais sofisticado e os clientes muito mais satisfeitos por terem uma marca que os compreenda e faça o necessário para atender suas, respectivas, demandas.
Fonte: Alliance Comunicação