Responda rápido: você acredita que um líder tem um tremendo impacto na cultura de uma empresa?
Se sua resposta foi sim, então você está no caminho certo para entender a relação entre liderança e cultura organizacional. Afinal, o líder não só define objetivos, gerencia equipes e delega demandas- também fornece um senso de visão, propósito, orientação e inspiração para os liderados.
Nesse artigo, você vai descobrir:
Ao final, você vai entender essa importante ligação! Boa leitura.
Qual é a ligação entre liderança e cultura organizacional?
A cultura é criada via valores, crenças ou percepções compartilhadas pelos funcionários dentro de uma empresa. Na prática, é um conjunto de regras e padrões que levam à suposições culturais de seus membros por meio de palavras, relacionamentos interpessoais e gestos.
Ela é coletivamente aprendida e transmitida pelos membros da organização, mas principalmente pela liderança, que tem uma forte atuação no seu reconhecimento.
Isso porque o que os líderes fazem e dizem, especialmente em tempos de crescimento ou na hora de se adaptar às mudanças, influencia nas ações dos colaboradores.
Além disso, os dirigentes são o alicerce da cultura e são responsáveis pela sua construção: definem missão, visão e propósito, desenvolvendo a base que vai orientar e capacitar a organização. E, uma vez estabelecidos, serão os responsáveis por guiar os liderados a atingi-la.
Note que esse é um processo contínuo: o líder acaba aprimorando e refinando a cultura, sempre mutável às circunstâncias, mas que no final não deve perder sua essência.
Importância do líder para uma cultura de sucesso
As ações dos líderes tem um efeito direto na cultura da organização: influenciam o engajamento, o ambiente, da atmosfera da empresa e de seus clientes.
São, portanto, essenciais para a cultura de sucesso por equilibrar elementos tangíveis, como desempenho financeiro e remuneração, com intangíveis, como comunicação aberta, reconhecimento dos funcionários e abertura para uma liderança acessível.
Para isso, alguns dos traços de um estilo de liderança eficaz que contribuem verdadeiramente para manter e evoluir colaboradores são:
Mas quais ações são possíveis para alcançar uma cultura organizacional acima da média? Veja a seguir algumas estratégias.
Estratégias de uma liderança de impacto
Defina expectativas claras
As pessoas têm melhor desempenho quando seus papéis e responsabilidades são bem definidos pela liderança e compreendidos por todos na organização.
Ter, por exemplo, um manual para colaboradores pode fazer a diferença e garante que as pessoas tenham uma fonte de fácil acesso para consultas. Dessa forma, a clareza reduz a confusão e a frustração que corroem o envolvimento.
Seja modelo de comportamentos
A cultura organizacional é sustentada por políticas específicas que estabelecem o que é incentivado, desencorajado, aceitável ou proibido no trabalho. E é essencial a liderança ser a primeira a seguir o exemplo.
Você não pode esperar que as pessoas mudem seus hábitos se não tiver disposição a fazer o mesmo. Portanto, você precisa exibir as mesmas ações que espera da sua equipe. Entenda, portanto, quais são suas próprias fraquezas e trabalhe cada uma delas para ser o modelo que seus colaboradores se espelham.
Em seguida, alinhe departamento, iniciativas, processos, etc. para apoiar a cultura da empresa e lembre aos funcionários que eles são convidados a contribuir para essa cultura por meio da colaboração e inovação. Desse jeito, você evita futuros elementos disfuncionais e dores de cabeça.
Nunca deixe de trabalhar com o propósito
O colaborador deve estar habilitado a entender como o papel dele afeta na busca por resultados na empresa. Por isso, comunique como o objetivo da organização se conecta ao trabalho específico de cada equipe para oferecer clareza e a oportunidade de conexão emocional.
Por exemplo, se o objetivo da sua empresa é “fornecer uma experiência excepcional ao cliente”, garanta que cada pessoa entenda como pode apoiar esse objetivo em sua função específica.
Ajude a desenvolver as habilidades necessárias
A maioria das pessoas deseja melhorar seu conjunto de habilidades profissionais e fazer a diferença. Para fazer isso, é necessário fornecer as ferramentas, recursos e oportunidades que lhes permitam crescer e ganhar confiança em sua capacidade de atender às expectativas e se encaixar na visão da cultura organizacional.
Para isso, foque no treinamento e desenvolvimento e reforce a missão, a visão e os valores da empresa regularmente. Defina expectativas, mas também mostre o caminho a seguir, oferecendo suporte ao longo do caminho.
Como você viu, a cultura organizacional e liderança devem andar juntos para alcançar não só resultados incríveis, mas também gerar impacto aos colaboradores. E quando se trata de melhorar o engajamento e a produtividade em toda a empresa, não há lugar melhor para começar do que pelo topo da cadeia. Fazer a diferença na liderança é fundamental!
Fonte: Blog Gupy