O que o professor da faculdade te ensinou?
“os 4 grandes pilares do marketing são Preço, Produto, Praça e promoção.
Chegou a hora de rever esses conceitos!
Diversos autores tem defendido a ressignificação dos principais pilares do marketing observando o atual cenário da conjuntura mercado/consumidores.
Mas o que mudou? Mudaram todos os 4 P’S!
Preço virou valor;
Produto virou experiência;
Praça virou onipresença;
Promoção virou engajamento.
Vamos lá,
Preço virou VALOR
Falar de preço sempre foi delicado, né? Dependendo do público, a sensibilidade ao preço era fator determinante para tomada de decisão.
Sim, o preço pode ser um grande valor dentro de um mix de variáveis consideradas na tomada de decisão, mas ele pode não ser o único, por isso a ressignificação para VALOR seja mais apropriada.
Preço é um dos valores, mas valor não se resume apenas a preço.
Precisamos pensar em Atender às necessidades para as quais o produto ou serviço foi desenvolvido, ou seja, agregar outros benefícios; pode ser uma entrega gratuita, uma garantia de reembolso, uma embalagem ecológica, etc..
Entenda quais são os valores percebidos e capturados pelo sua audiência e agregue a sua comunicação/estratégia.
Produto virou EXPERIÊNCIA
User Experience (UX) é um dos termos mais utilizados no mundo do Marketing. O motivo para isso é simples: a experiência do usuário faz toda a diferença. Não basta vender o produto, VENDA A EXPERIÊNCIA!
A experiência do usuário trata da forma como os usuários interagem com o produto ou serviço de uma empresa, assim como com seus canais durante sua jornada de decisão e compra. É a jornada de compra do seu publico.
Isso engloba as relações com os canais da empresa, a navegação no seu site, o recebimento do produto e até a facilidade de acionar o pós venda.
A percepção do usuário em relação a experiência entregue é a chave do sucesso.
Uma experiência única é insubstituível, um produto, não.
Praça virou ONIPRESENÇA
Antigamente, quando queríamos consumir algo, seja um produto, seja um serviço, tínhamos que ir a um local físico. Hoje em dia, a empresa, através da estratégia OmniChannel, está em todos os lugares!
O PDV ou o ponto de venda, agora pode ser entendido por cada canal, seja on ou offline, onde acontece contato com sua marca.
O seu produto ou serviço pode ser ofertado em nossa casa ou em qualquer outro lugar a que tenhamos acesso, basta ter um dispositivo conectado e um método de pagamento online.
PROMOÇÃO virou ENGAJAMENTO
Hoje em dia, talvez a melhor estratégia de promoção de vendas seja criar engajamento educando os clientes para que consumam seus produtos.
As marcas desejam que seus clientes sejam mais que consumidores dos seus produtos. Esperam evangelistas, seguidores fiéis e porta-vozes que gerem conteúdo a seu favor,
As redes sociais são muito importantes nesse aspecto. Quando você consegue gerar engajamento com seus clientes, eles podem compartilhar seu conteúdo e, inclusive, gerar um novo conteúdo relacionado com a sua marca.
Fonte: Administradores