A oferta de experiências relevantes durante a jornada de compra continua sendo um diferencial para fidelizar clientes nos canais digitais. A percepção do que é relevante, no entanto, depende de fatores variáveis.
No ambiente de commerce media, campo promissor para a publicidade digital, 41% dos consumidores dizem que os anúncios digitais nos publishers são sempre ou quase sempre relevantes, enquanto outros 23% acreditam que a relevância dos anúncios os ajuda a decidir se devem ou não fazer uma compra, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela Criteo.
Em função da relevância demonstrada ao consumidor, a pesquisa mostra que, no primeiro trimestre de 2023, três em cada quatro brasileiros (76%) afirmaram estar dispostos a realizar compras online diretamente por meio de publishers que possuem funcionalidades de comércio eletrônico.
Por outro lado, um terço dos consumidores (34%) diz que, atualmente, os anúncios nos publishers não são relevantes ou são irritantes, o que frustra uma grande parcela da população cujas necessidades não estão sendo atendidas no ambiente atual, apesar de sua vontade de comprar nos publishers.
Sobre o panorama, o Managing Director LATAM na Criteo, Tiago Cardoso, observa que a commerce media é uma grande oportunidade para os publishers usarem seus dados first-party para gerar novas fontes de receita por meio da venda de anúncios para marcas, mas a otimização das receitas de vendas digitais requer uma combinação entre uma correspondência mais precisa de anúncios com artigos nos sites, com base nas preferências e interesses de seus públicos.
De maneira geral, a commerce media permite que varejistas e publishers se associem para criar experiências de comércio personalizadas nos sites dos publishers. A estratégia utiliza os dados de comércio em grande escala, incluindo dados de compra e intenção, para obter informações sobre os comportamentos e jornadas do consumidor, melhorando a relevância do anúncio para criar boas experiências para os usuários.
Para os publishers, à medida que os consumidores evoluem seus hábitos de compra, a commerce media abre novos fluxos de receita e oportunidades, permitindo a monetização de seus dados e audiências first-party em meio à depreciação da perda de sinal de third-parties. Além disso, a estratégia cria uma vantagem para os varejistas, cujo inventário se limita a seus próprios sites, e permite que eles impulsionem o crescimento dos negócios.
Para Cardoso, à medida que os varejistas e publishers repensam a experiência do consumidor, identificando maneiras de mesclar conteúdo com comércio relevante, eles também estão se preparando para atender às necessidades uns dos outros. Assim, a commerce media oferece aos profissionais de marketing e proprietários de mídia o que eles precisam e aos consumidores o que eles desejam, elevando a experiência do usuário e ampliando os recursos de mídia que geram resultados.
Parte das estratégias que devem crescer em popularidade nos próximos anos, a commerce media aponta bons rumos para o Marketing moderno. Essa, aliás, é uma excelente notícia para a continuidade da recuperação da relevância do setor, que coleciona boas projeções para o futuro.
Fonte: Mundo do Marketing