O conteúdo interativo é uma grande tendência de marketing para os próximos anos, já que cada vez mais os clientes desejam ser participantes nas ações da empresa e não ser apenas consumidores de informação.
Além de ir ao encontro com as novas formas de consumir, esse tipo de conteúdo contribui para atrair e reter a atenção dos clientes, possibilita o aumento do engajamento e favorece a criação de conexões com seu público.
O que é conteúdo interativo?
O conteúdo interativo é um material dinâmico que induz a participação da sua audiência. Ou seja, permite que o usuário clique, responda, reproduza ou tome uma decisão, participando diretamente da jornada de compra.
Desta forma, a experiência do usuário fica muito mais interessante e gera, no cliente, a sensação de valorização e reconhecimento. Em contrapartida, além de se destacar perante a concorrência e aumentar o engajamento, a sua empresa poderá captar dados valiosos que contribuem para otimizar sua estratégias de marketing.
Estratégias de conteúdo interativo
Mas, antes de seguir as dicas e criar conteúdo interativos, tenha em mente que, para que uma estratégia funcione, é crucial conhecer seu público-alvo e definir as personas do projeto. Afinal, todo conteúdo deve atingir as dores, necessidades e motivações do cliente ideal.
Dito isso, vamos partir para os principais formatos para aplicar essa estratégia em sua empresa:
Posts de múltipla escolha em redes sociais
Uma das maneiras mais simples de criar esse tipo de conteúdo é por meio de posts de múltipla escolha nas redes sociais.
No Stories do Instagram, por exemplo, você pode usar as funcionalidades do aplicativo para fazer perguntas aos seus seguidores. Questionar qual assunto informativo seu público tem mais interesse em saber, dar diferentes opções de promoções para votação ou fazer um mini quiz sobre seu produto são algumas das possibilidades.
Transmissão ao vivo
Outra forma simples e muito difundida de fazer conteúdo interativo é por meio das transmissões ao vivo. Além das lives permitirem a interação em tempo real e serem fáceis de produzir, essa estratégia contribui para aumentar o alcance da sua marca.
Vídeos interativos
O vídeo interativo permite que o espectador participe da história e tome suas próprias decisões por meio de escolhas de ações ou cliques em páginas de destinos. Inclusive, no próprio YouTube já é possível incluir cartões de interações.
Um bom exemplo dessa prática é o filme ‘Black Mirror: Bandersnatch’, da Netflix, precursora nesse tipo de conteúdo. Para quem não assistiu, o longa permite que o espectador escolha as ações do protagonista principal.
Infográficos e e-books interativos
Os materiais ricos, conhecidos como infográficos, e-books e mapas, unem imagens, dados e informações em um único conteúdo. Por isso, já são altamente engajantes. Entretanto, ainda é possível torná-los interativos para envolver mais seu público.
Neste caso, você pode usar efeitos de zoom em imagem, revelar dados conforme a movimentação do cursor do mouse ou de acordo com a interação do usuário, além de implementar outros materiais de engajamento como quizzes e questionários.
Testes e quizzes
Nesse formato, o usuário receberá um resultado para o que estava procurando por meio de perguntas e respostas que o conduziram até o final do teste. Esse resultado será obtido de acordo com as interações do usuário.
Testes e quizzes são bastante populares e tem grande potencial de engajamento. Vide, por exemplo, os famosos testes do Buzzfeed. Entretanto, o mais interessante é que, além de gerar impulsionamento, o material também permite a captação de informações valiosas sobre o cliente que poderão te ajudar a aprimorar suas estratégias de marketing.
Fonte: Agência Mestre