O conteúdo interativo é uma grande tendência de marketing para os próximos anos, já que cada vez mais os clientes desejam ser participantes nas ações da empresa e não ser apenas consumidores de informação.
Além de ir ao encontro com as novas formas de consumir, esse tipo de conteúdo contribui para atrair e reter a atenção dos clientes, possibilita o aumento do engajamento e favorece a criação de conexões com seu público.
O que é conteúdo interativo?
O conteúdo interativo é um material dinâmico que induz a participação da sua audiência. Ou seja, permite que o usuário clique, responda, reproduza ou tome uma decisão, participando diretamente da jornada de compra.
Desta forma, a experiência do usuário fica muito mais interessante e gera, no cliente, a sensação de valorização e reconhecimento. Em contrapartida, além de se destacar perante a concorrência e aumentar o engajamento, a sua empresa poderá captar dados valiosos que contribuem para otimizar suas estratégias de marketing.
Quais os benefícios de produzir um conteúdo interativo?
Para manter os usuários por mais tempo em seu site, as estratégias de conteúdo se tornam ótimas alternativas. Quando interagimos, tendemos a permanecer e ficar mais interessados nos conteúdos que aquela plataforma, rede social ou site nos tem a oferecer.
Quer entender melhor se vale a pena investir nesse tipo de conteúdo? Então confira abaixo os principais benefícios:
Geração de leads mais otimizada
O conteúdo interativo proporciona uma maior geração de leads qualificados, vendas e faturamento para as empresas. Um conteúdo dinâmico proporciona uma experiência mais rica de dinâmica e acaba despertando o desejo nos consumidores muito mais do que um conteúdo passivo.
Além disso, ao prender a atenção deles, esse tipo de conteúdo também consegue guiá-los no funil de vendas até a jornada de conversão.
Aumento do engajamento
Oferecer um conteúdo que dê para interagir, além de trazer um maior destaque para a sua plataforma, também garante maior engajamento com o público e, sem dúvidas, essa é a principal vantagem do conteúdo interativo.
Apesar do marketing de conteúdo ser uma estratégia que funciona e garante bom engajamento, os consumidores acabam saturando com mais facilidade, pois os estímulos e posts em blogs e redes sociais, muitas vezes são sem qualidade ou relevância.
O aumento no engajamento é perceptível nas métricas e relatórios com um tempo maior de permanência no site ou até mesmo nos compartilhamentos do link.
Alinhar o conteúdo com a experiência do usuário
O conteúdo interativo alia informação e diversão em um tipo só de conteúdo. Logo, o usuário se sentirá mais estimulado para consumir aquele tipo de conteúdo que possui diversos atrativos e conseguem prender a atenção até o final.
Um quiz, por exemplo, exige que as pessoas percorram um caminho inteiro para no final, receber uma resposta – o que se torna mais difícil em um e-book, por exemplo.
Logo, o conteúdo deixa de ser apenas um conteúdo e passa a ser uma experiência de consumo para aquele usuário. Acaba se tornando uma ferramenta perfeita para atrair os millenials e aqueles que consomem o que essa geração produz – a geração imediatista ou geração Y.
Maior feedback dos usuários
Outro ponto importante sobre a criação do conteúdo interativo é receber, com mais detalhes, um feedback dos usuários e seguidores. Os conteúdos normais não deixam claro se aquilo foi consumido por algum público.
Você só sabe, por exemplo, quantos usuários chegaram a realizar o download ou rolaram até o fim de uma página do seu blog. Mas não é claro e não dá para dizer se eles realmente leram o conteúdo, certo?!
O conteúdo interativo fornece dados durante todo o consumo do conteúdo. Você pode identificar visualizações, cliques e interações com cada elemento do seu material interativo, além de avaliar os pontos de saída.
Então, os benefícios deste tipo de conteúdo não se limitam apenas ao Marketing de Conteúdo — eles podem contribuir para toda a estratégia de marketing.
Como criar conteúdo interativo e dinâmico?
Pode parecer complexo mas, criar um conteúdo dinâmico e que gera maior engajamento é mais simples do que parece. Reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo. Confira!
Lembre-se das etapas do funil
Na hora de desenvolver o conteúdo interativo, lembre-se das etapas do funil. Lembre-se que além de trazer ótimo engajamento, as estratégias são muito usadas em campanhas de vendas!
E, por isso mesmo, é importante que sejam adaptados para cada etapa do funil de vendas, já que, para cada etapa, existe um formato de conteúdo mais adequado.
Faça um reaproveitamento de conteúdos já existentes
Analisando os materiais que você já tem produzido verá que existe algum conteúdo que possa ser reaproveitado, transformando-o em material interativo.
Por exemplo, textos com vários dados e estatísticas, que podem ser transformados em infográficos ou vídeos.
Ou aquele texto hiper didático, que pode ser transformado em um quizz, ajudando o público a visualizar as informações que você quer passar.
Estratégias de conteúdo interativo
Mas, antes de seguir as dicas e criar conteúdos interativos, tenha em mente que, para que uma estratégia funcione, é crucial conhecer seu público-alvo e definir as personas do projeto. Afinal, todo conteúdo deve atingir as dores, necessidades e motivações do cliente ideal.
Dito isso, vamos partir para os principais formatos para aplicar essa estratégia em sua empresa:
Posts de múltipla escolha em redes sociais
Uma das maneiras mais simples de criar esse tipo de conteúdo é por meio de posts de múltipla escolha nas redes sociais.
No Stories do Instagram, por exemplo, você pode usar as funcionalidades do aplicativo para fazer perguntas aos seus seguidores. Questionar qual assunto informativo seu público tem mais interesse em saber, dar diferentes opções de promoções para votação ou fazer um mini quiz sobre seu produto são algumas das possibilidades.
Transmissão ao vivo
Outra forma simples e muito difundida de fazer conteúdo interativo é por meio das transmissões ao vivo. Além das lives permitirem a interação em tempo real e serem fáceis de produzir, essa estratégia contribui para aumentar o alcance da sua marca.
Vídeos interativos
O vídeo interativo permite que o espectador participe da história e tome suas próprias decisões por meio de escolhas de ações ou cliques em páginas de destinos. Inclusive, no próprio YouTube já é possível incluir cartões de interações.
Um bom exemplo dessa prática é o filme ‘Black Mirror: Bandersnatch’, da Netflix, precursora nesse tipo de conteúdo. Para quem não assistiu, o longa permite que o espectador escolha as ações do protagonista principal.
Infográficos e e-books interativos
Os materiais ricos, conhecidos como infográficos, e-books e mapas, unem imagens, dados e informações em um único conteúdo. Por isso, já são altamente engajantes. Entretanto, ainda é possível torná-los interativos para envolver mais seu público.
Neste caso, você pode usar efeitos de zoom em imagem, revelar dados conforme a movimentação do cursor do mouse ou de acordo com a interação do usuário, além de implementar outros materiais de engajamento como quizzes e questionários.
Testes e quizzes
Nesse formato, o usuário receberá um resultado para o que estava procurando por meio de perguntas e respostas que o conduziram até o final do teste. Esse resultado será obtido de acordo com as interações do usuário.
Testes e quizzes são bastante populares e tem grande potencial de engajamento. Vide, por exemplo, os famosos testes do Buzzfeed. Entretanto, o mais interessante é que, além de gerar impulsionamento, o material também permite a captação de informações valiosas sobre o cliente que poderão te ajudar a aprimorar suas estratégias de marketing.
Fonte: Agência Mestre