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Exemplos de endomarketing nas empresas

Exemplos de endomarketing nas empresas

4 de dezembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Cada vez mais, gestores e líderes têm implementado a estratégia de endomarketing nas empresas. Isso ocorre, pois, existem alguns obstáculos que impedem os colaboradores de se manterem motivados, engajados e satisfeitos em suas ocupações.

Neste artigo, você entenderá o que é o endomarketing, quais são os benefícios que uma empresa tem ao aplicá-lo e alguns exemplos de ações que podem ser implementadas sem muitas dificuldades. Confira!

O que é endomarketing

O endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é um conjunto de técnicas de marketing voltadas para o ambiente corporativo, ou seja, ações internas, criadas com o objetivo de melhorar a percepção dos colaboradores a respeito da empresa onde trabalham.

O marketing interno conta com a participação intensiva do time de RH, pois somente por meio do gestor de Recursos Humanos é possível que esse processo alcance bons resultados, uma vez que esse profissional é o responsável por conhecer e identificar as dores e preferências da equipe a qual gere.

Portanto, esse é um trabalho conjunto do marketing e RH de uma empresa. Uma força tarefa, para gerar engajamento dos funcionários em benefício de ambas as partes: organização e colaborador.

Benefícios do endomarketing nas empresas

  • Profissionais mais bem preparados

Quando o endomarketing nas empresas é colocado em prática, os profissionais se sentem mais engajados e seguros em suas funções. Porque compreendem que não estão sozinhos, que a empresa realmente se importa com a sua atuação no trabalho e os motiva a se desenvolverem.

Assim, consequentemente, o colaborador se sente mais bem preparado para realizar suas atividades e, até mesmo, para ensinar a respeito delas, caso seja necessário.

  • Aumento de produtividade

Uma pessoa que se sente vista e valorizada pela empresa, certamente, produz mais. Uma vez que o trabalho não é apenas um lugar onde ela se sente obrigada a ir, e sim um local no qual ela se sente parte e contribui diretamente para o crescimento da empresa. Nesse sentido, é esperado que sua produtividade aumente.

  • Melhoria na qualidade do trabalho

Não somente quantitativamente, mas em termos qualitativos, alguém que se vê reconhecido, realiza seu trabalho com muito mais cuidado e dedicação. Logo, suas entregas além de mais produtivas terão mais qualidades agregadas.

  • Melhoria no clima organizacional

Outra vantagem trazida pelo endomarketing nas empresas é a melhoria do ambiente de trabalho. Funcionários satisfeitos tendem a se estressar e reclamar menos, a não gerar conflitos com seus colegas de trabalho, pelo contrário, isso contribui para que o meio organizacional seja mais leve e fácil de se comunicar.

  • Redução na rotatividade

Com todos esses benefícios, o resultado provável, para uma empresa que implementa o endomarketing é que o nível de rotatividade diminua. Assim, a taxa de turnover cai e a quantidade de demissões e contratações atinge uma estabilidade saudável.

Exemplos de endomarketing nas empresas

Para entender melhor o que é, de fato, essa metodologia, agora, veja alguns exemplos de endomarketing nas empresas que podem servir de inspiração para o seu negócio.

  • Eventos

Mesmo que estejamos passando por um momento de afastamento social, evitando grandes aglomerações e contato físico, os eventos continuam sendo uma boa estratégia para o endomarketing. Assim, celebrar datas comemorativas, como aniversários dos colaboradores, Halloween, Natal, dia das mães, dia dos pais, faz com que as pessoas se sintam especiais.

Mas é importante que, ainda que online, ou enviando um presente, a empresa mostre, naquela ocasião, que o funcionário foi lembrado e está sendo parabenizado por algum tipo de comemoração sazonal. Não apenas em função de dias comemorativos, mas também um reconhecimento por um bom trabalho, por ter alcançado uma meta, ou seja, motivos pelos quais se deve comemorar.

  • Bonificações

Outra ideia que pode ajudar a motivar e incentivar um profissional são as bonificações. Nesse sentido, existem várias empresas que fazem parcerias corporativas para trazer algumas bonificações especiais para seus funcionários, além dos benefícios previstos pela CLT, por exemplo, descontos em academia, em salão de beleza, voucher para restaurantes etc. Ainda, vale pensar que a maioria dos colaboradores tem família, logo, elaborar uma gratificação que se estenda aos familiares também é algo muito promissor.

  • Planos de carreira

Muitos profissionais almejam crescer em seus cargos e chegar a níveis mais altos considerando não só a remuneração, mas também o nível de responsabilidade. Porém, pode ser que as possibilidades disponíveis na empresa não estejam completamente claras. Portanto, é recomendável que se faça um plano de carreira, no qual os ocupantes de determinados cargos tenham uma perspectiva de evolução no lugar onde trabalham.

Além disso, é importante que a empresa tenha uma visão de futuro mais abrangente e conheça as competências dos seus funcionários, para que seja possível traçar esse caminho de desenvolvimento e mostrar que existe essa chance de evolução.

  • Treinamento e desenvolvimento

Falando em desenvolvimento, mais um fator que demostra a preocupação da organização com o seu quadro de funcionários são as possibilidades de aprendizado oferecidas. Como foi falado no tópico acima, muitos profissionais levam a sério a sua carreira dentro da empresa e, com isso, buscam se especializar para progredir.

Quando uma empresa se prontifica a oferecer treinamentos para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais das pessoas, certamente ela será muito bem-vista pelo time que a compõe.

Ainda, a própria empresa se beneficia quando contribui para a qualificação dos seus funcionários, pois, dessa forma, ela terá cada vez mais pessoas bem instruídas e competentes em suas funções.

  • Aplicando o endomarketing

Depois de ler esses exemplos, é importante entender quais são as ações que mais motivam o seu time e colocar em prática aquelas que sejam mais apropriadas para engajar e trazer satisfação a todos. Para isso, é necessário conhecer as pessoas com as quais você trabalha e entender suas motivações.

Como vimos, o endomarketing nas empresas é um ótimo aliado para auxiliar profissionais de RH a construir equipes qualificadas e que trazem bons resultados.

Fonte: Portal RH

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