Atrair a atenção dos usuários está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil. No entanto, apesar de alguns produtores de conteúdo e empresas acreditarem que encontraram a fórmula secreta para conquistar esse feito, o Facebook criou maneiras de reprimir iscas de cliques em seu feed. Entenda!
O que é? Watchbait
A Meta está alertando os profissionais de marketing para evitar uma nova tática que eles chamam de “watchbait”. De acordo com o Facebook, watchbait é o conteúdo de vídeo “que retém intencionalmente informações, sensacionaliza o conteúdo ou induz os espectadores a assistir ou se envolver com o vídeo”.
O watchbait pode acontecer no título, legenda, miniatura ou no próprio vídeo. Veja alguns exemplos citados pelo próprio Facebook:
“Sua reação foi impagável!! 😂😂”;
“ESSA É A PIOR MANEIRA DE ACORDAR!! 😂”;
“Fenômeno climático CHOCANTE pode explodir seus planos!!!”.
O que pode acontecer se uma Página usar watchbait?
Se o sistema do Facebook detectar watchbait em seu vídeo, a empresa diz que irá limitar a frequência com que é recomendado e sua capacidade de classificação. Se você postar regularmente isca de vigilância, a rede pode chegar a reduzir a distribuição geral da sua página.
O que você não deve fazer:
O que você deve fazer:
O que a penalização de Watchbait pode nos mostrar
As ações de penalização do Facebook para essas práticas é mais um, dos diversos indicativos de que a experiência do usuário é algo de extrema importância no universo digital. Aqueles que, de alguma forma, tentarem burlar os princípios da produção de conteúdo de valor sofrerão consequências negativas.
Conheça maneiras corretas de chamar a atenção do seu público
Fonte: Agência Mestre