A participação da figura humana nos núcleos operacionais já pode ser encarada como uma das pautas mais relevantes do início desta década. A crescente preocupação popular quanto às consequências da implementação da IA sobre a rotina de trabalho, por exemplo, compõe boa parte dessas conversas. No entanto, as evidências sugerem que o emprego humano não será extinto, mas sim transformado – o que traz à mesa novas oportunidades, questionamentos e desafios.
Cercados pelas paredes do labirinto digital, profissionais de Marketing dispensam cada vez mais atenção às particularidades vitais para a profissão. As atuais demandas de mercado exigem ações capazes de obter boas performances tanto nos ambientes físicos quanto nos digitais, e as estratégias de comunicação omnichannel tornam-se diariamente mais relevantes. Mas o que dizer a respeito das pessoas que atuam por trás de todo o aparato tecnológico?
Neste ponto da discussão, destaca-se um desafio que deve ser urgentemente resolvido para o bom funcionamento das engrenagens operacionais: a importância da habilidade em lidar com pessoas para um Profissional de Marketing. Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Thais Passarella, Superintendente de Marketing, Marca e Comunicação da TecBan, destacou que, atualmente, estes profissionais devem saber montar times e como delegá-los para funções adequadas de acordo com os perfis individuais que compõem a equipe.
Segundo a Superintendente, o atual cenário empresarial é o palco para um encontro sem precedentes de gerações coexistentes, que exercem influência uma sobre a outra. A junção traz ao jogo uma variedade de pensamentos e percepções que podem impactar a unidade operacional e, por isso, precisa ser gerida de maneira adequada.
Para Thaís, as imposições deste novo cenário são o tema para uma provocação: em determinados casos, em vez de investir em especializações em técnicas de Omnichannel ou Metaverso, os profissionais de Marketing poderiam optar por uma especialização em gestão de pessoas.
Sob a ótica da Superintendente, o grande desafio para o profissional de Marketing Moderno não está na criação de campanhas ou na escolha de peças criativas, mas sim, nas formas envolver, engajar e montar times coesos, motivados a dar o seu melhor.
Durante a participação no Clube Mundo do Marketing, Thaís Passarella abordou, também, a importância da disponibilização de serviços bancários humanizados em um mundo cada vez mais digitalizado que, infelizmente, ainda não estende suas facilidades de forma democrática no Brasil. Venha para o Clube Mundo do Marketing e faça parte da conversa!
Fonte: Mundo do Marketing