Os gargalos no Marketing atrapalham os resultados, reduzem a qualidade do trabalho executado pelas equipes e prejudicam a produtividade cotidiana. A melhor forma de lidar com isso é avaliar alguns exemplos de problemas recorrentes, suas causas e como eles podem ser solucionados de maneira eficaz.
Superar os gargalos no Marketing é um desafio constante que equipes de trabalho precisam lidar. Em todo processo criativo, ou de produção, há problemas comuns e recorrentes que geram a necessidade de esforços e, principalmente, adequação.
Para superá-los, é preciso ter planejamento e definição de processos realmente eficazes.
Gargalos podem surgir pela falta de estrutura, por pouco tempo hábil de trabalho ou por uma má comunicação, especialmente entre os times de Marketing. Tudo isso atrapalha o cotidiano e a produtividade, afetando diretamente os resultados do setor.
No entanto, para cada uma dessas situações, há boas soluções que ajudam a tornar a rotina cada vez mais fluída. Neste post, mostramos quais são os principais gargalos no Marketing, que tipo de problema geram e como eles podem ser superados. São 9 situações:
Confira cada um desses gargalos a seguir!
Dados são o ativo mais importante que o Marketing tem atualmente. Eles possibilitam aumentar o tráfego para canais, segmentar campanhas e chegar até os consumidores. No entanto, nem todas as empresas conseguem ter o nível de dados ideal para conduzir suas estratégias.
Esse problema acontece por várias razões, mas, especialmente, pela falta de acesso a fontes de dados realmente relevantes e que trazem percepções valiosas sobre o público. Na maioria das vezes, não há estratégia adequada para captar esse nível de informação, assim como faltam recursos.
Solução
Por mais que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros fatores, como o fim dos cookies de terceira parte no Google Chrome, tenham efeitos grandes na coleta de dados, é preciso definir boas estratégias para superar isso.
Seu público está sempre em busca de bons conteúdos que ofereçam vantagens, então, é preciso usar isso a favor do seu time de Marketing.
Para evitar esse gargalo, planeje uma estratégia de conteúdo que permita, em troca dos materiais, o recolhimento de informações mediante autorização do usuário. Ebooks e conteúdos interativos são as melhores ferramentas para isso!
Inegavelmente, a rotina do Marketing é repleta de tarefas: configuração de automações, análises de relatórios, criação de campanhas, entre uma série de outras obrigações. Por isso, nem sempre é fácil gerir tantas demandas diante do tempo de trabalho disponível, deixando tudo corrido e difícil.
Há sempre a tentativa de controlar o máximo possível de tarefas e estar presente em cada uma delas, ainda que isso demande ainda mais tempo.
Nesse caminho, torna-se cada vez mais desafiador cuidar de todas as obrigações, gerando um grande gargalo de Marketing.
Solução
Automatize tudo o que for possível. As ferramentas de automação são indispensáveis no Marketing, sendo hoje, na verdade, a principal tecnologia do setor.
Assim, a ideia é que, cada vez mais, tarefas possam ser dedicadas às máquinas, dependendo apenas da configuração por parte do colaborador.
Essa automatização deve ser feita visando o trabalho estratégico. Assim, trabalhos repetitivos, que exigem muitos esforços e que são complexos, são deixados com as máquinas.
É essencial que os colaboradores estejam integrados a essas ferramentas e, em paralelo, saibam empregar o tempo que é economizado.
Como saber os resultados da última campanha de email marketing sem uma boa ferramenta especializada? Como disparar esses emails para longas listas sem tecnologia de automação?
Os exemplos citados servem para explicar o seguinte: sem recursos, os gargalos surgirão. Times de Marketing têm muitas obrigações em sua rotina, mas elas só poderão ser cumpridas com qualidade se há recursos adequados.
Dos mais simples aos mais avançados, cada um deles é essencial para a gestão estratégica do tempo e, principalmente, para gerar resultados de ponta.
Solução
Não há mistério: a solução é oferecer os recursos adequados para cada necessidade que o time de Marketing tem na rotina. Para isso, é fundamental que gestores conversem com colaboradores e entendam quais gargalos têm sido detectados pela falta desses recursos mais básicos.
Por vezes, muitos dos problemas enfrentados são resolvidos com pouco investimento, o que nem sempre é descoberto porque não há disposição em mudar.
Se há o entendimento de que é importante oferecer as melhores condições de trabalho, é mais fácil se livrar de vários gargalos no Marketing.
Informação é fundamental para processos, para a criação e para outras tarefas cotidianas do Marketing. O ideal é que todo esse volume de informação seja de acesso simples e fácil, mas nem sempre isso acontece. A descentralização pode gerar um gargalo grande e complexo.
O primeiro problema gerado é o impacto na produtividade. Muitas vezes, essas informações são decisivas para conduzir uma tarefa.
Se ela não está acessível, ou está fora de um local comumente conhecido, há uma aplicação de tempo que gera transtornos e perda de tempo de trabalho.
Solução
A centralização é o inverso do gargalo e, nesse caso, a solução mais simples e direta do problema gerado. Para isso, sistemas e plataformas integradas são essenciais para a rotina do time de Marketing. Tudo em um só lugar, sem gerar nenhum tipo de confusão ou dúvida.
Essas plataformas centralizam informações como dados de clientes, detalhamento de campanhas, métricas e KPIs, relatórios e o que mais for necessário à rotina de trabalho. Centralizar, além de eliminar um gargalo no Marketing, gera produtividade, melhor atendimento e mais vendas.
O mercado tem exigências bem claras quanto ao que profissionais de Marketing devem ser capazes de entregar.
Dados, por exemplo, demandam conhecimento específico e aprofundado, já que são a base do setor. Acontece que, nem sempre, colaboradores estão suficientemente qualificados.
Outro ponto importante é a experiência no mercado. Se não há pessoas que já trabalharam com várias das diferentes obrigações do Marketing, além de terem lidado com clientes de vários tipos, é difícil encarar desafios cotidianos. Um bom time deve ser qualificado e ter expertise suficiente.
Solução
Para lidar com todas as possibilidades que a rotina do Marketing pode trazer, é fundamental montar times multidisciplinares e com boa vivência no mercado.
O primeiro passo é buscar por profissionais que tenham conhecimentos variados em diversas áreas, mas sejam aprofundados em uma delas, o chamado “profissional em forma de T” do Marketing.
Além disso, é fundamental também garantir que na sua equipe haja gente qualificada, mas que já aplicou todo esse conhecimento no mercado.
Nesse caso, é um conceito que classifica o profissional como “em forma de I”, uma espécie de evolução da ideia anterior, que além de conhecimento e aprofundamento em um campo, também tem expertise na aplicação.
Pode parecer simples, mas esse é um dos mais importantes gargalos no Marketing: a integração entre times. É essencial que eles estejam sempre devidamente alinhados, especialmente porque trabalham seguindo a mesma estratégia. Quando isso não acontece, erros e problemas podem surgir.
Times não integrados não trabalham a partir das mesmas informações e não seguem os mesmos parâmetros.
Além disso, a falta de integração prejudica o processo interno, uma vez que muitos desses times dependem um dos outros para entregarem suas etapas das demandas.
Solução
A integração é possibilitada com a definição de processos de trabalho em que o contato entre os times seja algo natural e necessário.
Para integrar, é essencial que haja uma certa conexão, o que é natural quando as etapas de trabalho se complementam, passando a obrigação de um time para o outro.
Um bom trabalho só é possível quando esses processos são definidos pensando em produtividade e qualidade final, de acordo com a estratégia pretendida. Integrar é também garantir que tudo que for desempenhado por esses profissionais esteja em alinhamento com os objetivos do cliente ou da empresa.
Algo simples, mas que pode se tornar um problema: comunicação. Em equipes maiores, pode ser difícil manter um contato rápido e eficaz entre todos os colaboradores. Ficar refém de ferramentas como o email pode ser complicado, gerando um tempo de resposta longo demais.
Uma comunicação adequada afeta, inclusive, outro ponto citado neste conteúdo, que é justamente a integração entre times.
É essencial que os métodos sejam simples e permitam, na rotina de trabalho, que qualquer membro possa se comunicar com o outro instantaneamente.
Solução
A tecnologia é a base da solução para esse gargalo no Marketing. Hoje, há uma série de ferramentas que podem ser utilizadas no ambiente de trabalho para otimizar a comunicação. Elas permitem que os colaboradores se comuniquem de forma instantânea, em chats simples e aos quais todos se habituam rapidamente.
Por esses chats é possível criar grupos, o que pode ser usado para formar times e dinamizar a comunicação entre eles. Essas ferramentas são essenciais até mesmo em dias de trabalho remoto, ou em períodos em que isso é necessário.
Processos são parte da estrutura de funcionamento de um time de Marketing. Quanto mais eficazes eles são, melhor funciona a rotina de trabalho.
No entanto, nem sempre esses processos são revisados, se mantendo ultrapassados e gerando erros, atrasos e uma série de outros problemas.
Processos ruins prejudicam equipes, gerando retrabalho e aplicação de esforços de maneira inadequada. Como consequência, a produtividade é prejudicada, assim como o nível de qualidade do trabalho cai.
Por vezes, gestores não conseguem entender que se trata de repensar esquemas de trabalho antigos que não funcionam mais.
Solução
É fundamental avaliar esses processos constantemente, buscando entender quais deles ainda são eficazes. Por vezes, alguns já trouxeram muitos resultados, mas não funcionam mais tão bem.
A razão é simples: as novas ferramentas e as tecnologias trazem também a necessidade de adaptação diante delas.
Por isso, gestores precisam revisar a forma como o time de Marketing trabalha, constantemente. Com as ferramentas de automação, muitos processos precisam ser adaptados, em prol de mais produtividade e redução de erros. Esse é um trabalho primordial no setor.
Marketing capta leads que, mais tardem, vão gerar vendas. Por isso, é essencial que esses times tenham contato frequente, o que nem sempre acontece.
Sem alinhamento e proximidade, muitas oportunidades podem ser perdidas, além de deixar de gerar informação útil para a empresa.
Essa distância, muitas vezes, acontece pelo entendimento errado de como um setor pode depender do outro, o que deve ser entendido pelo gestor. A falta de alinhamento gera impacto direto na falta de potencialização de oportunidades, deixando de gerar vendas e a fidelização do público.
Solução
Integrar é indispensável. O uso de um bom CRM pode ser a saída principal, garantindo que as informações de leads e vendas estejam salvas e compartilhadas entre as equipes. Tudo isso, funcionando de forma acessível e clara, dentro de um ambiente digital.
Um CRM ajuda a entender o comportamento do público, saber em quais pontos de contato um lead converte e mantém o entendimento sobre as preferências do cliente.
Gerindo essas informações de forma competente, Marketing e Vendas estarão sempre alinhados compartilhando informação estratégica e gerando resultados.
Quantos desses gargalos você acredita que seu time de Marketing precisa lidar no cotidiano? Nem todos os gestores se mantêm atentos a esses problemas que, na maioria das vezes, geram erros, atrasos, resultados ruins e prejudicam a estratégia.
Normalmente, uma simples análise do cenário atual do time de Marketing ajuda a detectar uma série de problemas. A partir dessa percepção, basta agir.
Os gargalos no Marketing precisam ser encarados como problemas familiares e que podem realmente atingir qualquer time de trabalho. Conhecê-los, como foi possível neste conteúdo, é o ponto de partida para evitar que eles se instalem ou sejam recorrentes.
Fonte: Blog da Rockcontent
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