Gestão do Conhecimento tornou-se uma das mais importantes ferramentas que uma organização possui. Através dela é possível aprimorar, avançar, maximizar os resultados dos processos e a lucratividade das empresas.
Compartilhar informações é importante não só por reduzir gastos com tempo e recursos, mas também reduz o desgaste de funcionários e auxilia na melhoria contínua dos processos.
O conhecimento que antes era retido com um determinado colaborador, passa a ser compartilhado com os demais, gerando um ativo precioso que a organização passa a contabilizar.
Segundo Peter Drucker, o conhecimento é a informação que muda algo ou alguém, seja provocando uma ação, seja tornando um indivíduo ou uma instituição capaz de uma ação diferente ou mais eficiente.
Constantemente são desenvolvidos sistemas e métodos para estimular a mudança de cultura organizacional e pessoal, migrando sistemas hierárquicos pesados, para uma administração mais compartilhada, onde os colaboradores têm uma participação mais ativa nas ideias e são vistos como peças cruciais no desenvolvimento das organizações. Tais mudanças mantém a identidade de cada organização, mas potencializam conhecimentos e habilidades das pessoas, quebrando barreiras burocráticas que engessam a empresa.
Sendo um tema muito atual, a procura por novas técnicas que viabilizam o desenvolvimento da Gestão do Conhecimento, está visivelmente aquecida, sabendo que o caminho para a excelência está na valorização das pessoas.
No sistema de compartilhamento de conhecimento, existem ações para identificar potenciais, tais como: entrevistas, dinâmicas de grupo e questionários de competências internos. Ao identificar pessoas com conhecimento merecedor de uma atenção especial, pode-se até montar cursos a serem ministrados por aquele funcionário.
A Gestão do Conhecimento não pode ser ignorada pelas organizações. Criar um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento, usar ferramentas que facilitem a liberdade de diálogo entre as equipes, permite identificar, mapear e saber, principalmente, gerenciar o conhecimento, canalizando-o para os objetivos das empresas.
A importância da Gestão do Conhecimento não é segredo. Dificuldades e barreiras existem, o que não impede da empresa iniciar os procedimentos aos poucos, em áreas especificas. “Conhecimento só faz sentido quando coletivo” e “Quanto mais eu compartilho, mais eu me enriqueço”.
Fonte: Administradores
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