O Google anunciou o Circle to Search (Círculo para Buscar), com o objetivo de mudar o comportamento de como as pessoas interagem com a pesquisa e, consequentemente, como as marcas são descobertas.
Lançado em janeiro para smartphones Android selecionados (com a linha S24 da Samsung), esse recurso aprimora as experiências de busca em dispositivos móveis e deve ganhar maior popularidade e expandir-se a todos os modelos nos próximos meses.
O que é Google Circle?
Este novo modo de busca permite que os usuários pesquisem no Google diretamente de qualquer aplicativo sem interrupção, circulando, destacando ou rabiscando na tela.
Essa inovação atende à necessidade de experiências online contínuas, especialmente porque 40% dos usuários da Geração Z relatam usar o TikTok como seu principal motor de busca nos dias de hoje.
Inicialmente disponível em smartphones selecionados — incluindo Pixel 8, Pixel 8 Pro e a nova série Samsung Galaxy S24 —, o recurso suporta todos os idiomas e locais, possibilitando buscas de informações ininterruptas em qualquer aplicativo, remodelando o comportamento do consumidor e oferecendo novas oportunidades de marketing para as marcas.
Como funciona o modo “circule para buscar”?
Ele é feito através de gestos simples na tela do smartphone. Aqui está uma explicação simples de como ele funciona:
Uso de inteligência artificial para pesquisa múltipla
A pesquisa múltipla com IA é uma das inovações mais recentes do Google, projetada para tornar a busca de informações online ainda mais poderosa e intuitiva. Essa funcionalidade combina a capacidade de pesquisa visual do Google Lens com a busca textual, permitindo aos usuários realizar consultas complexas que integram tanto imagens quanto texto em uma única etapa.
Como funciona a pesquisa múltipla?
Benefícios da pesquisa múltipla
Ao combinar texto e imagem na mesma pesquisa, os usuários podem realizar consultas muito específicas, obtendo resultados mais precisos do que seria possível com apenas um tipo de entrada.
Ou seja, a capacidade de simplesmente tirar uma foto e adicionar uma pergunta torna a busca por informações uma tarefa mais natural e intuitiva, especialmente em situações em que as palavras podem não ser suficientes para descrever algo precisamente.
Mudanças no comportamento do consumidor nos próximos anos
As inovações recentes em tecnologias de pesquisa, como o Circle to Search e a pesquisa múltipla com IA do Google refletem uma evolução nas expectativas e na forma como interagimos com a internet e dispositivos móveis. Veja algumas previsões que sua equipe de marketing precisará estar atenta:
Buscas integradas
Expectativas de personalização e precisão
A Pesquisa Múltipla com IA permite consultas altamente específicas, combinando texto e imagem. Isso sugere que os consumidores esperam que as tecnologias de busca compreendam suas necessidades únicas e forneçam resultados precisamente alinhados com suas perguntas.
A adoção dessas tecnologias demonstrará uma confiança crescente na capacidade da IA de entender e processar complexidades humanas, indicando uma maior disposição dos consumidores em utilizar essas ferramentas para uma variedade de necessidades de informação.
Mudanças no comportamento de compra
Impacto nas estratégias de marketing
Como criar estratégias de conteúdo para o novo círculo de buscas do Google?
Para marcas e profissionais de marketing, adaptar-se a essa nova funcionalidade significa aproveitar ao máximo as oportunidades de visibilidade e engajamento:
1. Foque em conteúdo visualmente atraente
Garanta que todas as imagens em seu site e plataformas sociais sejam de alta qualidade, claras e relevantes para o seu conteúdo. Imagens atraentes têm mais chances de serem selecionadas pelos usuários para pesquisas com o Circle to Search.
Use tags alt e descrições precisas para suas imagens. Isso não apenas melhora a acessibilidade, mas também ajuda o Google a entender o contexto da imagem, aumentando as chances de aparecer em pesquisas relevantes.
2. Integre texto e imagem
Desenvolva conteúdo que integre texto e imagem de maneira que um complemente o outro. Isso pode incluir infográficos, posts de blog com imagens relevantes e legendas descritivas, ou vídeos com transcrições detalhadas.
Considere como os usuários podem descrever visualmente seus produtos ou serviços e incorpore essas “palavras-chave visuais” em seu conteúdo textual para melhorar a descoberta através de pesquisas combinadas de texto e imagem.
3. Otimização para pesquisa visual
Além das tradicionais otimizações de SEO, concentre-se em SEO visual. Isso significa otimizar nomes de arquivos de imagens, usar estruturas de dados ricos para marcar imagens e garantir que seu site tenha um desempenho rápido e responsivo em dispositivos móveis.
Crie conteúdo que possa ser facilmente identificado e categorizado pelo Google. Isso significa usar etiquetas corretas, metadados e esquemas de marcação que ajudem o Google a entender o contexto do seu conteúdo visual.
4. Aproveite as funcionalidades do Google Lens
Certifique-se de que seu conteúdo online, especialmente imagens e vídeos, seja compatível com o Google Lens. Isso aumenta as chances de seu conteúdo ser descoberto por usuários que utilizam o Circle to Search para pesquisas visuais.
5. Engajamento e interatividade
Desenvolva conteúdo que incentive a interação, como quizzes, enquetes ou infográficos interativos. Isso pode aumentar o engajamento e as chances de seu conteúdo ser compartilhado ou destacado através do Circle to Search.
Use CTAs (chamadas para ação) visuais dentro do seu conteúdo para direcionar os usuários a tomar ações específicas, como se inscrever em uma newsletter, baixar um e-book ou visitar uma página de produto.
6. Análise e adaptação
Fique atento às tendências de pesquisa e comportamento do usuário relacionadas ao Circle to Search. Use ferramentas de análise, para entender como os usuários estão interagindo com seu conteúdo, e adapte sua estratégia conforme necessário.
Fonte: NerdWeb