8 de fevereiro de 2023 /
Marketing / por Comunicação Krypton BPO
O Google avisou que está colocando no ar um update chamado “Atualização de Conteúdo Útil” (“Helpful Content Update”). Danny Sullivan, Relações Públicas com a comunidade de buscas, explicou em artigo que a atualização tende a melhorar a classificação de conteúdo original e de qualidade.
Segundo o próprio Google esta atualização visa “garantir que as pessoas vejam mais conteúdo original e útil escrito por pessoas, para pessoas, em vez de conteúdo feito principalmente para tráfego de mecanismos de pesquisa.”
Nada novo, apenas o mesmo caminho que o Google vem seguindo desde meados de 2011 com o Panda Update e a mesma linha do Product Review Update, por exemplo.
O que esperar? Reza a lenda que o Google está usando inteligência artificial para detectar conteúdo escrito por… inteligência artificial!
Para guiar produtores de conteúdo, redatores e profissionais de conteúdo em geral, o Google sugeriu uma série de reflexões úteis para entender se o conteúdo de um site será afetado ou não por esta atualização:
- Você tem um público existente ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a você?
- Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
- Seu site tem um propósito ou foco principal?
- Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
- Alguém lendo seu conteúdo vai deixar a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?
.
Evite criar conteúdo focado somente para os mecanismos de pesquisa:
- O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos?
- Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
- Você está usando automação extensiva para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
- Você está principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
- Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
- Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
- Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida? (Não, nós não).
- Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
- Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV que não está confirmada?
- Estas perguntas mostram claramente o caminho que o Google está seguindo e dão um entendimento claro sobre como os algoritmos estão sendo otimizados.
Fonte: Rafael Rez