Please enable JS

Blog

Google permitirá buscar dados pessoais que aparecem nos resultados de busca

18 de junho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O recurso, chamado de “Privacidade nos resultados sobre você”, também notificará o usuário sempre quando houver resultados correspondentes

O Google traz ao Brasil uma ferramenta para encontrar dados pessoais, como endereço, e-mail e número de telefone que podem aparecer nos resultados do buscador, segundo anúncio feito em evento da empresa no dia 11 de junho.

O recurso, chamado de “Privacidade nos resultados sobre você”, também notificará o usuário sempre quando houver resultados correspondentes na Busca.

Dados pessoais podem ser usados em uma série de fraudes virtuais. Estelionatários podem usá-los para se passar por outras pessoas nas redes sociais a fim de pedir transferências via Pix ou até para abrir contas laranjas em instituições financeiras menos rigorosas no processo de cadastro.

“Para dados que prefere manter privados, o usuário poderá pedir rapidamente ao Google para removê-los, na própria ferramenta”, diz o anúncio da empresa.

“É claro que remover essas informações da Busca não as remove da internet, mas este é um passo importante para ajudar a proteger as pessoas online”, disse o vice-presidente global do Google para engenharia de privacidade e cibersegurança, Royal Hansen.

Segundo Hansen, o Brasil receberá ainda neste ano uma ferramenta estendida que detecta vazamentos de documentos oficiais de identificação como CPF, carteira de habilitação e passaporte. O país estará entre os primeiros a receber o recurso.

Questionado sobre criminosos que impulsionam anúncios golpistas no Google, muitas vezes usando dados roubados de terceiros, o executivo disse que a plataforma trava uma luta permanente contra atividades ilegais que pioram a internet como um todo.

Como solicitar a remoção de informações pessoais

O recurso pode ser acessado no app do Google para smartphone, com um clique na foto de perfil. Depois, é necessário selecionar “Privacidade nos Resultados sobre você”.

Também é possível acessá-lo clicando nos três pontos ao lado dos resultados individuais na busca do Google feita em um navegador, como Chrome ou Firefox.

Após o pedido de retirada, o Google verifica se essas informações aparecem nos resultados da Busca e se há novos resultados sobre o usuário. As informações aparecerão na guia “Resultados para analisar”. Nela, será possível fazer solicitações de remoção.

Veja como é passo a passo:

  • O primeiro passo é acessar o “Privacidade nos Resultados sobre você”. No navegador para computador, a página fica neste link. No aplicativo Google no smartphone, é necessário tocar a foto do perfil e, em seguida, selecionar “Privacidade nos Resultados sobre você”.
  • Depois, a pessoa precisa adicionar seus dados de contato. E depois os dados de contato nas configurações. O Google verificará se essas informações aparecem nos resultados da pesquisa.
  • Será possível visualizar os resultados com menção ao usuário em uma lista da busca do Google que contém as informações pessoais. A pessoa poderá ver o título e a fonte de cada resultado e abrir a página na web.
  • Para solicitar a remoção de resultados indesejados caso encontre um resultado que contenha informações pessoais a contragosto, a pessoa pode clicar nos três pontos ao lado do resultado e selecionar “Remover”.

O Google analisará a solicitação e removerá o link dos resultados da pesquisa, se identificar as violações de privacidade.

Fonte: Diário do Comércio  

Posts relacionados

Como garantir que seu negócio permaneça relevante daqui a 10 anos

26 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de tornar seu negócio viral nas redes sociais

9 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para criar um negócio online de sucesso

2 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Uso do WhatsApp em estratégias de Marketing cresce no Brasil

7 de agosto de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Humanização é chave para bons atendimentos ao cliente em múltiplos canais

1 de agosto de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Marcas apostam em marketing de influência para aumentar engajamento e alcançar novos públicos

19 de julho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc