O Google Suggest é um elemento de pesquisa que apresenta alternativas de busca para o usuário antes mesmo dele terminar de digitar e realmente pesquisar algo. Ou seja, são sugestões que o próprio Google faz para a busca ser realizada. Você sabe como isso funciona?
Veja qual é a importância dessas sugestões e conheça algumas outras ferramentas que você pode usar para encontrar as palavras-chave que são tendência.
Confira neste artigo:
Google Suggest é uma função disponibilizada no campo de busca do Google. Você com certeza já deve ter percebido que conforme vai digitando a palavra, sugestões para completá-la e adicionar outros termos que são mostrados automaticamente para o usuário.
Mas como são feitas essas sugestões? Existe alguma forma de aparecer como as primeiras alternativas de pesquisa?
Não existe opção para “comprar espaços” no Google Suggest, como em um anúncio. Isso porque o sistema funciona baseado em históricos. Portanto, as sugestões que aparecem são os termos mais pesquisados e as combinações mais usadas para as palavras que a pessoa está digitando. E, se estiver logado em uma conta do Google, o histórico de pesquisa também influencia.
Um detalhe importante é que no Google Suggest, as sugestões gerais não aparecem da mesma forma para todo usuário que faz determinada busca. Na verdade, além de histórico de pesquisa, até a velocidade da conexão entra na equação de formação do conjunto de sugestões apresentadas.
Outros fatores que influenciam no resultado são:
Como funciona o Google Suggest?
Como foi dito, o sistema funciona baseado em históricos. Ou seja, o Google Suggest é uma mistura de termos mais buscados e as combinações mais usadas para as palavras que estão começando a digitar.
Por isso, para ter um resultado ou sugestões de pesquisas com maior precisão é recomendável pesquisar por meio da janela anônima, assim as alternativas apresentadas serão diferentes.
Uma curiosidade sobre como funciona o Google Suggest é que, quando alguém pesquisa da forma errada (com erros de português), ainda assim sugestões são mostradas, tanto com a grafia correta, quanto para a grafia errada.
Um detalhe fundamental é que a privacidade do usuário é levada em consideração e as sugestões são formadas quando um grupo diferente de pessoas realiza as mesmas buscas.
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Outras ferramentas de pesquisa de palavra-chave
Saber quais são as sugestões de pesquisa é relevante, pois ajuda empresas a criar estratégias para ficar em evidência como sugestão, ou mesmo para descobrir as palavras-chave que estão em alta no momento. Veja a seguir outras ferramentas de sugestão de pesquisa muito úteis.
Answer The Public
O preenchimento automático do Google é uma ferramenta muito poderosa para descobrir o que as pessoas estão buscando, mas existem também outras plataformas que também realizam essa função, como a Answer The Public, que é gratuita e disponibiliza vários tipos de informações relacionadas ao que as pessoas estão pesquisando atualmente.
O Answer The Public é uma ferramenta automatizada de mostrar sugestões, facilitando a identificação de possíveis tópicos de conteúdo, com várias possibilidades diferentes de palavras-chave.
Os resultados são exibidos, separados de acordo com as variações usadas para criá-los, como:
Assim, antes de começar a fazer brainstorming com a sua equipe, você pode consultar essa ferramenta e ter várias ideias do que é tendência em pesquisa e palavra-chave. Isso ajuda muito no marketing de conteúdo, ao elaborar os títulos e subtítulos de suas postagens no blog. Utilizar essas ferramentas garante que você atinja com mais precisão o seu público.
Veja como você pode ter ideias incríveis de conteúdo utilizando o Answer The Public!
Keyword Tool
A Keyword Tool é outra ferramenta com a mesma finalidade de planejar palavras-chave por meio das plataformas de pesquisa. A Keyword Tool extrai sugestões e as apresenta em uma interface bem simples e intuitiva.
Em segundos, a ferramenta adiciona e anexa o termo de pesquisa que você especifica com letras e números diferentes, coloca-os na caixa de pesquisa do Google e extrai várias sugestões de palavras-chave. A Agência Mestre traz para os clientes sempre as melhores pesquisas de palavras-chave para desenvolver sempre os conteúdos mais otimizados para obter um bom posicionamento orgânico. Conheça os serviços de Marketing de Conteúdo e faça um orçamento!
Fonte: Agência Mestre