Seria esse mais um artigo da Rock Content sobre um update do Google? Calma, que dessa vez não é nenhuma mudança substancial que vá impactar na sua estratégia de SEO. Estou aqui para falar sobre o rebranding do Google Webmaster Guidelines para Google Search Essentials.
Aparentemente, o Google não gosta do termo “webmaster” por ser datado e não representar todos os criadores de conteúdo. Lembram da mudança “Google Webmasters Tools” para “Google Search Console”?
“Para o novo nome, queríamos algo genérico, sem destacar apenas uma parte dos visitantes, e sim para todos os criadores da Internet que querem ver o próprio conteúdo na Pesquisa Google.” – Release oficial do Google Search Central.
Pois bem, dia 13 de outubro, a empresa deu a notícia e quero adicionar uns comentários a ela.
O que é a Central de Pesquisa Google?
Mas antes (já que o próprio Google está em busca de ser acessível a todos os criadores de conteúdo) vamos dar um passo atrás. Deixa-me apresentar a Central de Pesquisa ou Google Search Central.
Ela nada mais é que o parque de diversões do profissional de SEO. É onde você encontra documentações sobre cada mecanismo de busca do Google, fica sabendo dos updates em primeira mão, além de ter acesso a eventos e ao suporte gratuito da comunidade.
Se você é profissional de marketing, eis algumas formas inteligentes de explorar os recursos dessa central:
Ganhe autoridade na área respondendo às dúvidas de centenas de outros profissionais que pedem ajuda de SEO na comunidade.
Consuma SEO através de podcast e aprenda com as discussões de especialistas no assunto.
Encontre as informações detalhadas e direto na fonte sobre os updates de algoritmo no blog da Central de Pesquisa. Na barra lateral esquerda você encontrará todo um histórico de informações.
E vá além de estudar SEO com a Rock Content! Utilize as documentações da Google Search Central para estudar sobre sitemaps, snippets e muito mais.
Por fim, também é possível esbarrar nos Google Search Essentials, uma página que reúne as partes principais que um conteúdo deve apresentar para ser qualificado aos olhos do Google. Saiba mais sobre ela a seguir!
Como era e o que mudou com os Google Search Essentials?
Nada imprescindível aqui, ok? Além do nome, a página se tornou mais simples de ser consumida.
Como ainda não tivemos a atualização da página em português, você pode conferir como ela era antes da mudança. A página trazia detalhes de forma excessiva que agora podem ser encontrados dentro de “Technical requirements” ou em “Spam policies” da nova página.
Ao que tudo indica, o Google está se esforçando para ser gente como a gente. E isso é o que mais me anima! Afinal, como consumidor vou passar mais tempo lendo ótimos textos. Como criador de conteúdo e estrategista, sinto meu esforço sendo recompensado.
Comemore, SEO! Essa busca pela simplicidade do Google traz mais entendimento do que é um conteúdo de qualidade, assim como valor à nossa profissão.Fonte:Blog da Rock Content