Todos nós já ouvimos aquela famosa frase: “A gratidão é a melhor atitude”. Mas, como é que essa gratidão funciona exatamente, especialmente no mundo dos negócios onde o dinheiro e os resultados geralmente têm o palco principal? Bem, vou contar para vocês…
Imagine por um momento, você entra em seu escritório numa segunda-feira. Você abre seu e-mail e tem uma mensagem do seu chefe, que diz “Obrigado por fazer um trabalho tão bom na apresentação da semana passada, você realmente ajudou a empresa”. E não, isso não é um sonho maluco de segunda-feira, é a gratidão em ação!
De acordo com uma pesquisa recente do professor Adam Grant da Universidade da Pensilvânia, apenas um pequeno gesto de gratidão pode aumentar a produtividade de um funcionário em mais de 50%. Sim, você ouviu direito, 50%! Quem sabia que duas pequenas palavras poderiam fazer tanto?
Agora, no que diz respeito à gratidão na vida pessoal, vou recorrer à sabedoria do best-seller de Robert Emmons, “A Ciência da Gratidão”. Emmons, que também é conhecido como “O Guru da Gratidão”, afirma que praticar a gratidão regularmente pode levar a uma melhor saúde, sono de melhor qualidade, e até mesmo um maior senso de bem-estar. Agora, quem não gostaria de ter um pouco mais disso em suas vidas?
Então, e se começássemos a ver a gratidão não apenas como uma boa ideia ou uma prática de gratidão diária no seu diário bonitinho, mas como um verdadeiro superpoder para transformar sua vida e carreira? Imagine se pudéssemos ser gratos pelos clientes difíceis, pelos projetos desafiadores, e até mesmo pelo café ruim da sala de descanso (ok, talvez eu tenha ido longe demais nessa última).
Então, aqui vai o desafio: na próxima vez que você estiver em uma reunião de equipe, ou jantando com a família, experimente expressar um pouco de gratidão. Pode ser algo simples como, “Obrigado por suas ideias na reunião hoje” ou “Agradeço por cozinhar o jantar esta noite”. Você pode se surpreender com o impacto que essas duas pequenas palavras podem ter.
E lembre-se, a gratidão não é apenas para o Dia de Ação de Graças. É um ingrediente essencial para uma vida bem sucedida e satisfatória, tanto dentro quanto fora do escritório. E, quem sabe, talvez possa até melhorar aquele café da sala de descanso.
Fonte: Mundo RH