Fazer com que sua empresa cresça é o sonho de todos os empreendedores e o Growth Hacking, uma abordagem que visa acelerar a expansão de negócios de maneira criativa e eficaz, pode ser a forma ideal de fazer isto acontecer.
De acordo com Eduardo Schuler, especialista em Marketing, Growth e Vendas e um dos mentores de negócios e empreendedorismo mais requisitados do Brasil, o método “consiste em utilizar uma estratégia fora do padrão para gerar um crescimento exponencial em um curto período de tempo”.
“O growth chega na empresa para bagunçar ou desorganizar aquilo que tá organizado. Então uma das primeiras coisas que a gente faz é uma análise ou diagnóstico completo e ali a gente faz e ali a gente começa a verificar alguns processos que foram desenhados há 10, 20 anos atrás, e que naquele período fazia sentido, e a gente começa a trazer para a nossa realidade”, explica.
Diferentemente dos profissionais de marketing tradicionais, os growth hackers, pessoas cujo núcleo da expertise é o crescimento, são movidos por uma mentalidade orientada para experimentação e inovação.
“As pessoas têm uma tendência de olhar para crescimento e faturamento como algo saudável. Isso às vezes leva o empresário a uma cegueira que pode acabar com o negócio. Toda vez que alguém me procura para trazer a parte de growth para dentro do seu negócio e quer fazer um crescimento mais agressivo e exponencial, a primeira coisa que a gente faz é verificar se o cliente tem uma análise financeira bem detalhada. Eu já tive casos de clientes que faturavam R$ 10 milhões por ano e ainda não sabiam qual era o resultado líquido da sua empresa, ainda não tinha um DRE [Demonstração do Resultado do Exercício] minimamente estruturado. E aí eu digo que se a empresa faturando R$ 10 milhões está tendo prejuízo, se a gente for para 30 esse prejuízo vai ficar maior”, detalha Schuler, que já ajudou mais de cinco mil empresas a gerarem resultados escaláveis por meio de análise de dados e processos.
Para ele, na realização de uma estratégia de growth, “é importante que conscientemente o líder, empresário e equipe estejam de acordo com a estratégia, porque vai dar estresse. E não vai ser pouco. Quando a gente consegue atingir um case onde um canal que antes atendia mil pessoas passa a atender 10 mil, começa a acontecer um caos dentro da empresa. E daí as pessoas precisam estar muito bem emocionalmente”.
Fonte: Administradores