Os pesquisadores identificaram um ingrediente-chave que muitas vezes distingue aqueles que têm sucesso no longo prazo daqueles que param no curto prazo: o Growth Mindset – ou mentalidade de crescimento.
Esta mentalidade se refere à atitude que as pessoas tem em relação a contratempos que encontram ao longo da vida e, mais importante, a elas mesmas quando eles ocorrem. Aqueles que a possuem enxergam os desafios como oportunidades de aprender e crescer, e, para eles, o fracasso é uma chance para que se tornem ainda mais fortes, inteligentes e qualificados.
Indivíduos com mentalidade de crescimento avaliam e adaptam sua abordagem enquanto continuam a perseguir seus objetivos. Eles gostam do processo de aprendizagem e crescimento por si só.
Em artigo escrito para a Inc., o psicólogo e palestrante Matthew Goodman listou três dicas práticas para desenvolver a mentalidade do sucesso.
É fácil manter o foco em evitar erros, falhas ou tudo o que não queremos que aconteça conosco e isto pode ser útil às vezes. Equilibrar as nossas motivações, no entanto, para que não sejamos apenas repelidos pelo medo, mas também atraídos para as coisas que queremos, também é importante.
“Seja claro sobre seus desejos. O que você quer? O que faria você feliz em sua carreira ou vida? Persiga essas coisas indefinidamente enquanto vê os desafios não como obstáculos ou referendos sobre quem você é, mas como experiências que lhe ensinarão como continuar perseguindo seus desejos e objetivos com ainda mais conhecimento e habilidade”, aconselha Goodman.
“Você pode praticar uma mentalidade construtiva em situações de baixo risco, para poder fortalecer sua memória muscular em situações de alto risco”, sugere o especialista. “Talvez você seja convidado a fazer uma apresentação no trabalho. Se isso é algo que você já se sente confortável em fazer, use isso como uma oportunidade para falhar. Pratique ver quaisquer erros, grandes ou pequenos, como oportunidades de melhoria para a próxima palestra”.
“A prática da autocompaixão é uma das formas mais poderosas e confiáveis de apoiar uma mentalidade de crescimento”, afirma Goodman. “A autocompaixão nos ajuda a nos afastar de nossa experiência e a levá-la menos para o lado pessoal. Ao fazer isso, ficamos menos presos no ciclo da vergonha e da inadequação e, contrariamente aos instintos, estamos mais bem equipados para nos motivar para o sucesso”.
Fonte: Administradores