Saber navegar um contexto de mudanças constantes é essencial para os gestores do futuro
Transformação constante de carreiras e empresas, maior concorrência e horário de trabalho flexível são algumas das mudanças que devem movimentar radicalmente o mercado e as relações trabalhistas nos próximos anos. O desafio dos gestores de empresas é se preparar para os novos tempos e instruir suas equipes para lidar com situações cada vez mais instáveis, seja no ambiente interno da corporação, seja no mercado. Por isso, é essencial que todo gestor saiba conduzir mudanças.
“Precisamos capacitar gestores para conduzir mudanças em projetos, processos e produtos de forma estruturada e planejada. Eles precisam construir times que prezem pela integração e facilitação na hora de resolver problemas organizacionais, contribuindo para atingir os objetivos estratégicos da empresa”, explica Barbara Caríssimi, coordenadora da pós-graduação em Gestão de Crises e Mudanças da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
Os líderes precisam analisar crises e mudanças não apenas pela ótica sistêmica, aplicando as melhores ferramentas e metodologias de gerenciamento, mas também sob o ponto de vista do grupo e, principalmente, do indivíduo. “A mudança tem que ser compreendida e aceita, primeiramente, pelo indivíduo, que precisa estar aberto ao novo.
Para isso, os profissionais em cargo de gestão, independentemente do segmento da empresa, precisam desenvolver as chamadas soft skills e repassar às suas equipes conceitos de inteligência emocional, modelos mentais e gestão de pessoas”, ressalta Caríssimi.
Segundo levantamento da PageGroup, referência mundial em recrutamento de executivos, a evolução das profissões é tamanha que cerca de 70% das crianças de hoje trabalharão em funções que ainda não existem. Além disso, trocas de emprego serão cada vez mais naturais: a tendência é que os profissionais busquem trabalhos de curta duração e projetos com início e fim, não mais carreiras estáticas. As empresas terão que buscar novas formas de atrair e reter os melhores profissionais do mercado.
“Quem não se preparar para as novas dinâmicas do trabalho poderá sucumbir. Por isso, muitas corporações já possuem áreas específicas de Gestão de Mudanças ou contratam consultorias especializadas no serviço”, finaliza.
Fonte: Administradores
Imagem: Projetado pelo Freepik