HCM, ou Human Capital Management é a abordagem estratégica que gerencia eficientemente o capital humano de uma organização, integrando recrutamento, desenvolvimento, gestão de desempenho e retenção de talentos
A gestão de pessoas pode significar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Afinal, o capital humano é um dos pilares das organizações. É por isso que o HCM tem ganhado destaque.
A mão de obra especializada tem-se tornado cada vez mais valorizada. Sendo assim, as empresas têm oferecido mais recursos e benefícios para não perder colaboradores e manter seu engajamento.
O que é HCM na gestão de pessoas?
HCM ou Human Capital Management é, em português, o Gerenciamento de Capital Humano.
Este termo surgiu nos anos 1960, quando as empresas passaram a valorizar as habilidades das pessoas ao invés de somente sua força de trabalho. Desde então, passou-se a fazer sua gestão para atrair e reter talentos.
O HCM é uma abordagem estratégica que envolve a gestão de recursos humanos, porém, indo um pouco além das tarefas tradicionais de RH. Ou seja, ele foca no desenvolvimento, motivação e alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa.
O HCM é feito através do uso de um software e busca promover, através de dados, um ambiente de trabalho produtivo e engajador, maximizando o valor dos colaboradores para a empresa.
Vantagens do HCM
Utilizar o HCM tem as seguintes vantagens:
Qual a principal função da gestão eficiente de pessoas?
A principal função da gestão de pessoas é maximizar o potencial dos colaboradores. Assim, eles podem contribuir da melhor forma possível para os objetivos e metas da organização.
Para isso, é preciso investir em alguns aspectos, tais como:
Por fim, a gestão eficiente de pessoas busca não apenas administrar, mas também potencializar os recursos humanos da organização, transformando o capital humano em um diferencial competitivo e estratégico para o sucesso empresarial.
Fonte: Gupy