Os podcasts têm conquistado cada vez mais pessoas ao longo do tempo. De acordo com o último levantamento da Deezer, de 2019, o consumo desse formato de conteúdo obteve um crescimento de 67% no Brasil no último ano. As explicações para essa alta variam entre maior número de influenciadores produzindo podcasts ou a característica de se tratar de uma mídia fácil de atingir o público, já que é possível consumi-la no trabalho, fazendo tarefas domésticas, dirigindo, entre outros exemplos. Diante de todo esse potencial, o que se nota é que o podcast pode ser uma excelente ferramenta de marketing digital para sua marca.
Como não demanda uma super estrutura para ser realizado, basta um bom microfone, temas que interessam o nicho e convidados interessantes, o podcast não exige um investimento inicial audacioso, para que sua marca compartilhe informações e levante bons debates. Com isso, é muito importante também que a marca veja o podcast como uma oportunidade de mostrar toda a sua expertise, domínio sobre um assunto, que no futuro poderá levar a parcerias de negócios e ideias de novos produtos, por exemplo.
Podcast: engajamento e personalidade para a marca
Uma das características do público de podcast que mais se destacam é que ele costuma ouvir tudo até o fim. A partir disso, a barreira do engajamento passa a ficar muito menor. No caso de novos ouvintes, eles também podem ouvir os podcasts anteriores, caso os temas abordados não tenham se tornado obsoletos.
Além disso, o podcast é mais uma maneira da marca ganhar personalidade e se tornar até mais humana. Ouvir o mesmo podcast com certa frequência cria um vínculo mais próximo com o público, que passa a se familiarizar com os apresentadores, criando um vínculo que pode durar até anos. Logo, conquista-se então um nível de confiança muito maior do mercado e do público final com a marca.
Fonte: Alliance Comunicação
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