A transformação do Marketing através da Inteligência Artificial (IA) está alcançando patamares de aprovação quase unânimes entre os profissionais do setor. Atualmente, três quartos dos líderes de Marketing e criação veem a IA generativa como parte essencial das suas ferramentas criativas, e 98% se dizem confortáveis com a ascensão operacional dessas ferramentas, aponta uma nova pesquisa divulgada pela plataforma Canva.
A explicação para tamanha aceitação pode ser facilmente detectada em olhar prático sobre as aplicações da IA em diversos aspectos da rotina dos profissionais de Marketing. Para a maioria dos entrevistados (78%), as ferramentas alimentadas por Inteligência Artificial reduzem o número de tarefas repetitivas e possibilitam maior concentração nas partes mais criativas e empolgantes dos seus cargos.
Além disso, 64% dizem que as ferramentas de IA generativa estão aumentando a criatividade das suas equipes e 69% dizem que as ferramentas estão economizando pelo menos de duas a três horas por semana – neste recorte, mais de um terço (36%) das equipes economizam entre quatro e cinco horas por semana em projetos criativos.
Dentre os usos da IA no campo criativo, a maioria (79%) empregou o recurso para criar conteúdo escritos ou gerar imagens únicas (79%), atividade seguida de perto pela edição de imagens e vídeos (78%). No entanto, mesmo com toda a capacidade demonstrada pela tecnologia, menos da metade (45%) acredita que as ferramentas de IA generativa serão melhores do que os humanos na criação de imagens visuais dentro de um período de cinco anos.
Relevante, um grupo minoritário da amostra (22%) considera que as ferramentas de IA generativa estão limitando a criatividade das suas equipes. Neste recorte, a objeção mais comum feita pelos líderes de Marketing (54%) se baseia na percepção de que a Inteligência Artificial impede o desenvolvimento de ideias originais.
Outros grupos entrevistados classificaram o ecossistema da IA como “fragmentado e complexo”. Tal percepção é impulsionada por mais de dois terços (70%) da amostra, grupo formado por profissionais que acreditam que já existem ferramentas de IA generativa demais. Ainda neste grupo, 68% dos respondentes se dizem sobrecarregados pela curva de aprendizado exigida pelas novas ferramentas.
Logo, embora a maioria dos profissionais de Marketing demonstre entusiasmo quanto às oportunidades de aumentar a criatividade com o auxílio da IA generativa, 54% se sentem pressionados a utilizá-la para acompanhar as mudanças e quase metade (49%) afirma não saber como aproveitar ao máximo a tecnologia.
Finalmente, as preocupações com a privacidade dos dados persistem. A maioria dos entrevistados classificou como as suas principais preocupações os riscos dos dados da empresa (79%), dos dados dos clientes (78%) e dos dados pessoais (77%) em vez da perda de emprego, do plágio e do preconceito.
As citadas preocupações não passaram despercebidas, e as empresas estão endereçando esses riscos. De acordo com a pesquisa, mais da metade (55%) dos profissionais afirmam que as suas empresas estabeleceram diretrizes rigorosas para a utilização da IA generativa.
Para realizar a pesquisa, o Canva entrevistou 4050 líderes empresariais em cargos de Marketing e criação – 524 no Brasil, 505 nos Estados Unidos, 500 no Reino Unido, 513 na Espanha, 503 na Alemanha, 497 na França, 315 no México, 377 na Índia e 316 na Austrália.
Fonte: Mundo do Marketing